Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorManuel, João Baptista-
dc.date.accessioned2024-08-05T16:29:08Z-
dc.date.available2024-08-05T16:29:08Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationMANUEL, J. B. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5280-
dc.descriptionMANUEL, João Baptista. Relações sociais em um Liceu em Luanda, Angola: experiências no uso da língua e as relações de poder. 2023. 29f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste projeto de TCC, apresentado para finalização do Bacharelado em Humanidades, está um estudo sobre o Liceu 3114, localizado em Luanda, Angola. Nesta obra, procuramos compreender as relações sociais no Liceu no 3114 Hoji-ya-Henda em Luanda, Angola no que se refere a como estudantes e professores experienciam o uso da língua e as relações de poder envolvidas nessas relações. Tratamos de percorre alguns caminhos históricos que deixaram marcas de desigualdade nas relações sociais de ensino e contribuíram para uma naturalização da língua portuguesa como língua central e a manutenção de exclusões de outras línguas nacionais; e voltámo-nos em entender como o poder social se exerce nas relações sociais entre professores e alunos a partir dos usos da língua; e atentamo-nos em perceber, em que momentos e situações o ̈português padrão ̈ é imposto, e discutir os usos da língua relacionada às diretrizes constitucionais da nação (em termos da pluralidade linguística do povo angolano). As experiências no uso da língua e as relações de poder envolvidas, estão aqui abordadas através de uma metodologia de pesquisa empírica de natureza qualitativa com cunho exploratório e etnográfico, (Gerhardt; Silveira, 2009). Para tratar desse assunto, levantamos as seguintes questões: quais caminhos históricos deixaram marcas de desigualdade nas relações sociais de ensino, e contribuíram para uma naturalização da língua portuguesa como língua central e a manutenção de exclusões de outras línguas nacionais? Como o poder social se exerce nas relações sociais entre professores e alunos a partir dos usos da língua? Em que momentos e situações o ̈português padrão ̈ é imposto numa discussão sobre o uso da língua relacionada às diretrizes constitucionais da nação (em termos da pluralidade linguística do povo angolano)? Portanto, para tratar destas questões, dialogaremos com Michel Foucault (2011), Domingos (2021), Undolo (2019), Ngunga, (2021), Silva (2016), Balandier (1993), Achille Mbembe (2013), Norberto Bobbio (1998) e Zau (2011). Portanto, através da nossa investigação, intencionamos abrir espaços para se pensar em novos saberes que permitem aos indivíduos tolerarem o que se entende por ̈erro de pronúncia ̈ e conseguirem gerir as suas relações interpessoais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectLiceu - Luanda-Angolapt_BR
dc.titleRelações sociais em um Liceu em Luanda, Angola: experiências no uso da língua e as relações de poderpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO BAPTISTA MANUEL.pdf2023_proj_jmanuel.pdf514,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.