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dc.contributor.authorKingombo, Kingue Afonoso-
dc.date.accessioned2024-08-05T16:39:14Z-
dc.date.available2024-08-05T16:39:14Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationKINGOMBO, K. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5282-
dc.descriptionKINGOMBO, Kingue Afonso. Processos de territorialização dos/as estudantes angolanos/as nos municípios de Acarape e Redenção, Ceará: um estudo de caso sobre mobilidades. 2023. 20f. Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Unilab foi criada através da lei federal no 12.289/2010, com “com carga jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação,tendo sede na cidade de Redenção, Estado do Ceará,Segundo Silva(2013) a implantação da instituição começou a ser pensada em 2008, através de uma comissão que identificou temas comuns ao Brasil e aos membros africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e consequentemente sua expansão(UNILAB) no município de Redenção, Ceará, atraiu um fluxo significativo de estudantes angolanos/as, além de jovens brasileiros/as de diversas localidades, especialmente do Maciço de Baturité, no sertão central do estado. Este projeto, de caráter multidisciplinar, se concentra na análise das dinâmicas de territorialização e integração dos estudantes angolanos na UNILAB e em suas comunidades anfitriãs em Acarape e Redenção, Ceará. Este trabalho busca compreender as seguintes questões: como os estudantes angolanos enfrentam o processo de acesso e ocupação desses espaços? De que maneira essa ocupação impacta as relações com os residentes locais? Quais são os principais conflitos, desafios e dificuldades enfrentados por esses estudantes? E como ocorre o processo de (re)territorialização ao longo do tempo? Para explorar essas questões, o estudo se concentra em vários locais de interação, incluindo o campus universitário, a praça de Acarape, o Complexo Abolição em Redenção, hospitais, a Praça do Obelisco em Redenção e supermercados (de Redenção, Atacarejo, Aliança etc). O objetivo é realizar uma análise tangível das duas cidades que se relacionam com a UNILAB e os/as estudantes angolanos/as. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, roteiro semi-estruturado de entrevista, coleta de dados in loco, entrevistas abertas e revisão bibliográfica com o intuito de capturar as experiências e perspectivas dos estudantes angolanos que chegaram aos municípios de Acarape e Redenção no Ceará em busca de acolhimento e uma nova vivência territorial no contexto acadêmico e social brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerritorializaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes Angolanos/aspt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectUnilabpt_BR
dc.subjectComunidades Anfitriãspt_BR
dc.titleProcessos de territorialização dos/as estudantes angolanos/as nos municípios de Acarape e Redenção, Ceará: um estudo de caso sobre mobilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades

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