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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T15:57:03Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T15:57:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, V. S. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5327 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Vanessa Silva. Ambiente escolar : os surdos e suas sensibilidade no ramo social inclusivo e o olhar através da educação. 2018. 14f. TCC (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar como se dá a inclusão e interação no processo de escolarização do aluno surdo na sala de aula com professores e ouvintes. Além disso, buscou-se identificar se há comunicação e participação da família na escola e nesse processo de alfabetização, partindo do pressuposto de que a participação da família no processo de inclusão é primordial. Quanto à abordagem metodológica, o presente trabalho se constitui de uma pesquisa do tipo descritiva na qual foram investigados aspectos subjetivos para entendermos através da sensibilidade do professor, a realidade escolar e social surda. Foram consultadas diversas referências bibliográficas usadas para a sustentação de conceitos e afirmações ao decorrer desta pesquisa. Com relação aos instrumentos, optou-se pela aplicação de um questionário simples composto por 12 questões abertas, aplicado a um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Redenção-CE com o intuito de levantar informações claras de como se dá esse processo de escolarização surda e vivência em sala de aula do ensino regular. Conclui-se que, mesmo tendo seus direitos assegurados, os deficientes auditivos e surdos enfrentam preconceitos e continuam às margens da inclusão por causa de uma sociedade excludente. Dentre outras razões, a falta de acompanhamento adequado por parte de profissionais qualificados e de investimentos para repensar e criar métodos capazes de promover uma aprendizagem igualitária ainda constituem-se grandes desafios que devem superados o quanto antes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Ambiente escolar : os surdos e suas sensibilidade no ramo social inclusivo e o olhar através da educação | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Bacharelado em Humanidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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