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dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Silva-
dc.date.accessioned2024-08-06T15:57:03Z-
dc.date.available2024-08-06T15:57:03Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5327-
dc.descriptionOLIVEIRA, Vanessa Silva. Ambiente escolar : os surdos e suas sensibilidade no ramo social inclusivo e o olhar através da educação. 2018. 14f. TCC (Graduação) - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar como se dá a inclusão e interação no processo de escolarização do aluno surdo na sala de aula com professores e ouvintes. Além disso, buscou-se identificar se há comunicação e participação da família na escola e nesse processo de alfabetização, partindo do pressuposto de que a participação da família no processo de inclusão é primordial. Quanto à abordagem metodológica, o presente trabalho se constitui de uma pesquisa do tipo descritiva na qual foram investigados aspectos subjetivos para entendermos através da sensibilidade do professor, a realidade escolar e social surda. Foram consultadas diversas referências bibliográficas usadas para a sustentação de conceitos e afirmações ao decorrer desta pesquisa. Com relação aos instrumentos, optou-se pela aplicação de um questionário simples composto por 12 questões abertas, aplicado a um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Redenção-CE com o intuito de levantar informações claras de como se dá esse processo de escolarização surda e vivência em sala de aula do ensino regular. Conclui-se que, mesmo tendo seus direitos assegurados, os deficientes auditivos e surdos enfrentam preconceitos e continuam às margens da inclusão por causa de uma sociedade excludente. Dentre outras razões, a falta de acompanhamento adequado por parte de profissionais qualificados e de investimentos para repensar e criar métodos capazes de promover uma aprendizagem igualitária ainda constituem-se grandes desafios que devem superados o quanto antes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAmbiente escolar : os surdos e suas sensibilidade no ramo social inclusivo e o olhar através da educaçãopt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
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