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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5339
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Aquino, Hiago de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T18:45:03Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T18:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, H. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5339 | - |
dc.description | AQUINO, Hiago de Sousa. O uso do RPG no ensino de sociologia para jovens do ensino médio. 2023. 23f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho foi realizado uma pesquisa sobre o uso do Role-Playing Game (RPG) como recurso didático para jovens do ensino médio. Buscou-se analisar as principais características do RPG e como ele pode ser utilizado no ensino de sociologia, bem como buscou-se conhecer as percepções dos alunos e professores sobre o uso do RPG como ferramenta pedagógica. Esta foi uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema, e posteriormente a aplicação do RPG em sala de aula no ensino de sociologia, na escola Liceu de Baturité-CE Domingos Sávio. Através da observação participante foram analisados aspectos relacionados ao interesse da turma pela temática trabalhada através do jogo, como também a interação entre os estudantes e o professor de sociologia. Por fim, foi aplicado um questionário para captar as percepções de um professor a respeito da aplicação do RPG como recurso didático. Os resultados apontam que no ensino de sociologia existem desafios particulares, que são vivenciados no dia-a-dia da sala de aula, que estão diretamente relacionados com a valorização da sociologia enquanto disciplina. Neste sentido, o RPG surge como uma ferramenta capaz de estimular o interesse dos jovens alunos pela disciplina, uma vez que este jogo tem o potencial de fazer refletir sobre os fenômenos sociais por meio do uso da imaginação, promovendo a interação, o diálogo e a resolução de problemas entre os jovens participantes, bem como seu protagonismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | juventudes | pt_BR |
dc.subject | ensino médio | pt_BR |
dc.title | O uso do RPG no ensino de sociologia para jovens do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografia - Sociologia |
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