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dc.contributor.authorAquino, Hiago de Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-06T18:45:03Z-
dc.date.available2024-08-06T18:45:03Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationAQUINO, H. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5339-
dc.descriptionAQUINO, Hiago de Sousa. O uso do RPG no ensino de sociologia para jovens do ensino médio. 2023. 23f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foi realizado uma pesquisa sobre o uso do Role-Playing Game (RPG) como recurso didático para jovens do ensino médio. Buscou-se analisar as principais características do RPG e como ele pode ser utilizado no ensino de sociologia, bem como buscou-se conhecer as percepções dos alunos e professores sobre o uso do RPG como ferramenta pedagógica. Esta foi uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema, e posteriormente a aplicação do RPG em sala de aula no ensino de sociologia, na escola Liceu de Baturité-CE Domingos Sávio. Através da observação participante foram analisados aspectos relacionados ao interesse da turma pela temática trabalhada através do jogo, como também a interação entre os estudantes e o professor de sociologia. Por fim, foi aplicado um questionário para captar as percepções de um professor a respeito da aplicação do RPG como recurso didático. Os resultados apontam que no ensino de sociologia existem desafios particulares, que são vivenciados no dia-a-dia da sala de aula, que estão diretamente relacionados com a valorização da sociologia enquanto disciplina. Neste sentido, o RPG surge como uma ferramenta capaz de estimular o interesse dos jovens alunos pela disciplina, uma vez que este jogo tem o potencial de fazer refletir sobre os fenômenos sociais por meio do uso da imaginação, promovendo a interação, o diálogo e a resolução de problemas entre os jovens participantes, bem como seu protagonismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectensino de sociologiapt_BR
dc.subjectjuventudespt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.titleO uso do RPG no ensino de sociologia para jovens do ensino médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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