Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | André, Luís Valdo Manuel | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T12:36:56Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T12:36:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
dc.identifier.citation | ANDRÉ, L. V. M. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5345 | - |
dc.description | ANDRÉ, Luís Valdo Manuel. O atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola). 2023. 48f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva analisar como se dá o atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola). Com este trabalho pretendemos trazer uma série de reflexões sobre o atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular no sistema de ensino angolano face a implementação da educação inclusiva e entender como ocorre o processo de ensino aprendizagem desses alunos nas escolas de ensino regular, uma vez que elas não encontram equipadas para o auxílio dos mesmos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica, em que foram utilizadas as obras de Lustosa e Luciano (2011); Canjeque (2018); Karimas; Silva; Oliveira (2012); Tchantchalam et al (2019); Arcanjo (2021), que apresentam um respaldo teórico-científico sobre a situação atual da educação especial inclusiva no contexto angolano. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e estudo de campo com o diretor e professores da escola Magistério Primário da Marconi n° 3118, localizada na província de Luanda. Os resultados, em suma demostram o cenário que as escolas carecem de investimentos, falta de recursos pedagógicos adequado que tem estado a condicionar o sucesso do ensino inclusivo nas escolas públicas em Luanda-Angola. Os profissionais da educação afirmam que as políticas pública de ensino inclusivo deve passar pela formação de mais professores, a criação de mais estruturas, aberturas de mais salas e a aquisição de material adequado para garantir bons resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Atendimento | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Políticas Curriculares Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola) | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUÍS VALDO MANUEL ANDRÉ.pdf | 2023_mono_landré.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.