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dc.contributor.authorAndré, Luís Valdo Manuel-
dc.date.accessioned2024-08-07T12:36:56Z-
dc.date.available2024-08-07T12:36:56Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.citationANDRÉ, L. V. M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5345-
dc.descriptionANDRÉ, Luís Valdo Manuel. O atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola). 2023. 48f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva analisar como se dá o atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola). Com este trabalho pretendemos trazer uma série de reflexões sobre o atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular no sistema de ensino angolano face a implementação da educação inclusiva e entender como ocorre o processo de ensino aprendizagem desses alunos nas escolas de ensino regular, uma vez que elas não encontram equipadas para o auxílio dos mesmos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica, em que foram utilizadas as obras de Lustosa e Luciano (2011); Canjeque (2018); Karimas; Silva; Oliveira (2012); Tchantchalam et al (2019); Arcanjo (2021), que apresentam um respaldo teórico-científico sobre a situação atual da educação especial inclusiva no contexto angolano. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e estudo de campo com o diretor e professores da escola Magistério Primário da Marconi n° 3118, localizada na província de Luanda. Os resultados, em suma demostram o cenário que as escolas carecem de investimentos, falta de recursos pedagógicos adequado que tem estado a condicionar o sucesso do ensino inclusivo nas escolas públicas em Luanda-Angola. Os profissionais da educação afirmam que as políticas pública de ensino inclusivo deve passar pela formação de mais professores, a criação de mais estruturas, aberturas de mais salas e a aquisição de material adequado para garantir bons resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectPolíticas Curriculares Inclusivapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.titleO atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola)pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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