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dc.contributor.authorSilva, Mona Lisa da-
dc.date.accessioned2024-08-07T16:17:47Z-
dc.date.available2024-08-07T16:17:47Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, M. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5355-
dc.descriptionSILVA, Mona Lisa da. Lugar de Negro é na (Re)construção de Epistemologias: percepções de estudantes negros do curso de antropologia da Unilab. 2021. 53f. Monografia - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender quais são os olhares e percepções de estudantes negros do curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), observando como estudantes negros percebem o campo da antropologia e constroem/ reconstroem a antropologia a partir do seu lugar enquanto construtores de teorias, epistemologias e metodologias. Para isso, parto na busca pela compreensão de quais são os efeitos, para estes sujeitos, de se perceberam enquanto Sujeitos que pesquisam e constroem epistemologias e não mais enquanto “objeto” de estudos a serem pesquisados. Para melhor corresponder aos objetivos traçados para este trabalho, optou-se pela metodologia qualitativa (MINAYO, 2012) de base antropológica, por meio de uma perspectiva teórico-metodológica afro-referenciada. Concluiu-se que, a luta política do movimento negro, bem como desses ativistas e intelectuais acabou por contribuir com os rumos que o conhecimento científico vem tomando nos últimos anos. Uma vez que a presença desses sujeitos negros, indígenas, quilombolas, periféricos, lgbtqia+ e africanos acabam por gerar instabilidades de cunho epistemológicos e metodológicos capazes de (re) pensar a universidade. A presença desses sujeitos no espaço acadêmico também revela a necessidade de superarmos vínculos coloniais diretamente relacionados à colonialidade do poder, saber e ser. Ademais, no que se refere aos estudantes negros brasileiros e guineenses do curso de Bacharelado em Antropologia que dialogaram e contribuíram com esta pesquisa, eles revelam que embora a antropologia, enquanto seara de conhecimento, tenha sido criada a partir e com finalidades eurocêntricas, coloniais e racistas, apontam que quando novos sujeitos, tais quais os citados anteriormente partem da margem e entram no centro da produção de conhecimentos, novas subjetividades e epistemologias acabam por também adentrar esse território epistemológico estável que é a universidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.subjectprodução de conhecimentopt_BR
dc.subjectinsurgências epistêmicaspt_BR
dc.titleLugar de Negro é na (Re)construção de Epistemologias: percepções de estudantes negros do curso de antropologia da Unilabpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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