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dc.contributor.authorSilva, Aldemiza Correia da-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:11:46Z-
dc.date.available2024-08-12T19:11:46Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5467-
dc.descriptionSILVA, Aldemiza Correia da. Contribuições e desafios de projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Ceará. 2023. 125f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa científica, em nível de mestrado, objetivou de modo geral identificar as contribuições e desafios de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares Sustentáveis no Instituto Educacional Maria Áurea (IEMA) em Ocara, Ceará, para as práticas docentes. Ressalta-se que esta identificação ocorre no contexto de planejamento e realização coletivo docente de um projeto pedagógico interdisciplinar sustentável na área da Educação Ambiental. Em paralelo, buscou elaborar um diagnóstico dos projetos já realizados pelo IEMA, referentes à sustentabilidade ambiental, de modo a saber seus objetivos, contribuições e como foram desenvolvidos. A pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, uma vez que visa a compreender as práticas pedagógicas e desenvolver projeto ambiental para tentar promover melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade local. O método procedimental empregado é inspirado na Pesquisa-ação e, quanto ao objetivo, é exploratório com base empírica. As técnicas empregadas para construção de dados foram: levantamento de informações sobre projetos, observação direta, instrumento questionário semiaberto e diário de campo. Os resultados obtidos sobre as análises dos Projetos Pedagógicos que já eram realizados no IEMA mostram que as estratégias/práticas pedagógicas mais usadas eram a leitura e o desenho; os participantes dos projetos eram aprendentes de turma específica e a professora responsável pela aplicação, tendo em alguns casos a participação dos pais/mães/responsáveis; e, quanto às principais dificuldades encontradas para a construção e resultados dos projetos, a participação dos/as aprendentes e dos pais/mães/responsáveis foi a mais citada, demonstrando, pois, a necessidade de um trabalho planejado de modo interdisciplinar, transdisciplinar e que atinja, não só alunos, mas toda a comunidade escolar. Apesar das expectativas apontarem para as prováveis vantagens de se trabalhar de modo holístico e interdisciplinar, a análise dos dados mostrou que as dificuldades são superiores, em números, às contribuições. No entanto, as respostas positivas são significativas, como a ampliação do público; maior adesão e participação das famílias e dos/as aprendentes; maior interação entre os envolvidos da comunidade escolar; substituição da exposição oral de conteúdo pelo/a docente por pesquisa e apresentação discente; aumentando, pois, a autonomia e protagonismo do/a aprendente, colocando-o como centro do processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectProjetos sustentáveispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleContribuições e desafios de projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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