Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5467
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aldemiza Correia da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T19:11:46Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T19:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. C. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5467 | - |
dc.description | SILVA, Aldemiza Correia da. Contribuições e desafios de projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Ceará. 2023. 125f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa científica, em nível de mestrado, objetivou de modo geral identificar as contribuições e desafios de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares Sustentáveis no Instituto Educacional Maria Áurea (IEMA) em Ocara, Ceará, para as práticas docentes. Ressalta-se que esta identificação ocorre no contexto de planejamento e realização coletivo docente de um projeto pedagógico interdisciplinar sustentável na área da Educação Ambiental. Em paralelo, buscou elaborar um diagnóstico dos projetos já realizados pelo IEMA, referentes à sustentabilidade ambiental, de modo a saber seus objetivos, contribuições e como foram desenvolvidos. A pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, uma vez que visa a compreender as práticas pedagógicas e desenvolver projeto ambiental para tentar promover melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade local. O método procedimental empregado é inspirado na Pesquisa-ação e, quanto ao objetivo, é exploratório com base empírica. As técnicas empregadas para construção de dados foram: levantamento de informações sobre projetos, observação direta, instrumento questionário semiaberto e diário de campo. Os resultados obtidos sobre as análises dos Projetos Pedagógicos que já eram realizados no IEMA mostram que as estratégias/práticas pedagógicas mais usadas eram a leitura e o desenho; os participantes dos projetos eram aprendentes de turma específica e a professora responsável pela aplicação, tendo em alguns casos a participação dos pais/mães/responsáveis; e, quanto às principais dificuldades encontradas para a construção e resultados dos projetos, a participação dos/as aprendentes e dos pais/mães/responsáveis foi a mais citada, demonstrando, pois, a necessidade de um trabalho planejado de modo interdisciplinar, transdisciplinar e que atinja, não só alunos, mas toda a comunidade escolar. Apesar das expectativas apontarem para as prováveis vantagens de se trabalhar de modo holístico e interdisciplinar, a análise dos dados mostrou que as dificuldades são superiores, em números, às contribuições. No entanto, as respostas positivas são significativas, como a ampliação do público; maior adesão e participação das famílias e dos/as aprendentes; maior interação entre os envolvidos da comunidade escolar; substituição da exposição oral de conteúdo pelo/a docente por pesquisa e apresentação discente; aumentando, pois, a autonomia e protagonismo do/a aprendente, colocando-o como centro do processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Projetos sustentáveis | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Contribuições e desafios de projetos pedagógicos interdisciplinares sustentáveis em uma escola de ensino fundamental em Ocara, Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALDEMIZA CORREIA DA SILVA.pdf | 2023_diss_asilva.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.