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dc.contributor.authorSantos, Antonio Jair Martins dos-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:14:46Z-
dc.date.available2024-08-12T19:14:46Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.identifier.citationSANTOS, A. J. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5469-
dc.descriptionSANTOS, Antonio Jair Martins dos. Saberes tradicionais e sociobiodiversidade: o que temos a aprender com o território indígena do povo Kanindé?2024. 109f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractConhecer a terra onde se pisa e como utilizá-la de forma eficiente é base para as diversas experiências das comunidades tradicionais, não sendo diferente quando se trata do povo Kanindé e sua relação com o território. A sociobiodiversidade é o termo que se refere à diversidade de formas de vida e de culturas humanas que interagem em um determinado território. Ela reconhece que a conservação da natureza e a promoção do bem-estar social estão intimamente relacionadas e dependem da valorização dos saberes e das práticas tradicionais das comunidades locais. A sociobiodiversidade faz parte da rotina da comunidade, através dos muitos elementos que estão associados às práticas e vivências, a agricultura familiar, os meios de produção, a organização social dos roçados e manejos com os animais e os ciclos de produção, o artesanato de madeira, cipó, sementes, barro, pintura e costura. Objetiva-se com esse estudo compreender as formas de relacionamento do povo indígena Kanindé (Aratuba-CE) com os saberes tradicionais e a sociobiodiversidade em seu território. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se inspira em elementos da metodologia da pesquisa etnográfica, a confluência dos grupos participantes da pesquisa, indígenas e com atividade na agricultura, em especial no rajado, área de moradia, contou com a participação em três grupos: o primeiro formado por lideranças indígenas com notório conhecimento de luta e vivência pela terra; o grupo dois, prioritariamente de agricultores e agricultoras com experiência de cultivo no território, em especial na área do rajado e o grupo três, de professores com atuação na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, do povo Kanindé, localizada em Aratuba-Ceará. A garantia e manutenção do território tradicionalmente ocupado pelo povo indígena Kanindé é essencial para a continuidade da luta, identidade e cultura desse povo que, recorrentemente, enfrenta ameaças em seu território, gerando desafios ao seu manejo eficiente. A identificação de amostras cultivadas de 71 espécies de plantas alimentares no território e um total de 43 plantas medicinais nativas do território do povo Kanindé indicam a importância do estudo para sociobiodiversidade, associado aos elementos dispostos no calendário da Sociobiodiversidade Kanindé. A sociobiodiversidade e os vários elementos que a compõem contribuem para a preservação dos modos de vida do povo Kanindé, fortalecendo a luta pela sua soberania. Conclui-se que a sociobiodiversidade através da cultura tradicional faz parte do processo de organização do povo Kanindé, contribuindo para a sua soberania, com foco no desenvolvimento e qualidade de vida para a presente e futuras gerações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociobiodiversidadept_BR
dc.subjectTerritório Kanindépt_BR
dc.subjectSaberes Tradicionaispt_BR
dc.titleSaberes tradicionais e sociobiodiversidade: o que temos a aprender com o território indígena do povo Kanindé?pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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