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dc.contributor.authorOliveira, Lucineide de Abreu-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:16:45Z-
dc.date.available2024-08-12T19:16:45Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5471-
dc.descriptionOLIVEIRA, Lucineide de Abreu. Educação Ambiental e Sustentabilidade: Estudo na Comunidade “Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde”, em Beberibe-Ceará. 2024. 85f. Dissertação - Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractOs graves problemas ambientais, cada vez mais visíveis, têm resquícios na velocidade do processo de desenvolvimento econômico e tecnológico, principalmente dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, controlado por um sistema capitalista industrial de produção, em massa, de bens não-duráveis, que induz a população ao consumo exagerado, contrário à sustentabilidade, e responsável da crescente perda da biodiversidade e do aumento da desigualdade social. Acredita-se que a ausência de padrões culturais, de políticas públicas e de práticas educativas permanentes que determinem e orientem o descarte adequado dos resíduos sólidos e o modo pelo qual o homem deve explorar os recursos naturais, levou o planeta a uma situação de crise ambiental. Por essas razões, objetivou-se, no presente trabalho, identificar as práticas de Educação Ambiental na comunidade da “Reserva Extrativista Marinha da Prainha do Canto Verde”, no município de Beberibe, Ceará, Brasil, e a sua relação com a Escola Bom Jesus dos Navegantes EMEF. Outra finalidade é destacar a Educação Ambiental como ponto de partida para a solução dos danos causados ao meio ambiente e ao próprio homem. De forma específica, busca-se conhecer como a proposta de ensino de tal escola tem contribuído para o enfrentamento dos desafios em defesa de um território protegido e sustentável. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, haja vista que, por meio do procedimento “estudo de caso”, tem o fito de conhecer e de analisar alguns Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) da instituição escolar da comunidade, averiguando até que ponto tais propostas pedagógicas favorecem ou favoreceram a aplicabilidade da educação ambiental, como incentivo à conservação e preservação do meio ambiente local. Para obtenção dos resultados, realizou-se visitas na comunidade e na própria instituição escolar, pautadas em conversas informais, entrevistas alinhadas a um questionário com questões abertas e fechadas, cujo público alvo é constituído por membros dos conselhos pertencentes às associações locais, por moradores mais antigos e, principalmente, pela comunidade escolar envolvida no processo. Em relação aos resultados, após a análise dos documentos e das entrevistas, constatou-se que, na década anterior, houve a realização de várias ações executadas entre escola e comunidade, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente local. Porém, nos últimos anos, não consta, nos documentos pedagógicos, nenhuma proposta de projetos para esse fim, como também não existe no Plano de Gestão da Associação dos Moradores. Conclui-se que a pesquisa pode contribuir para a compreensão da necessidade de um foco maior nas questões ambientais na unidade escolar, já que esta, sendo um lugar de transformação, tem o poder de conscientizar para preservar e, fundamentalmente, ressignificar a relação homem/natureza, visando a sustentabilidade dos recursos naturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeios Ambientaispt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEducação Ambiental e Sustentabilidade: Estudo na Comunidade “Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde”, em Beberibe-Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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