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Title: Construção e evidência de validade de instrumento sobre Conhecimento, Atitude e Prática para enfermeiros em relação ao atendimento pré-natal com mulheres com Deficiência Visual
Authors: Luzia, Francisco Jardsom Moura
Keywords: Conhecimentos
Atitudes e Prática em Saúde
Saúde da Pessoa com Deficiência
Cuidado Pré-Natal
Atenção Primária à Saúde
Enfermagem
Issue Date: 16-Apr-2024
Citation: LUIZA, F. J. M. (2024)
Abstract: Introdução: O pré-natal é essencial para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres com deficiência visual. Barreiras de comunicação e acessibilidade, junto ao capacitismo estrutural, dificultam seu acesso aos serviços de saúde. Assim, um instrumento de avaliação validado é fundamental para conscientizar os profissionais sobre a assistência necessária a esse público. Objetivo: Validar instrumento do tipo Conhecimento, Atitude e Prática de enfermeiros acerca da assistência pré-natal de mulheres com deficiência visual. Método: Tratou-se de estudo metodológico realizado na região do Maciço de Baturité em três etapas: construção do instrumento, validação de conteúdo com especialistas e validação semântica com o público-alvo. A construção do instrumento envolveu a definição de temas e questões com base em literaturas selecionadas. Participaram da validação de conteúdo 22 especialistas, divididos igualmente entre profissionais de Saúde Sexual e Reprodutiva e pessoas com deficiência, que avaliaram a objetividade, clareza e relevância das questões. Na validação semântica, os profissionais destinatários do instrumento avaliaram a compreensão das questões e suas respostas, identificando eventuais dificuldades. Para a validação de conteúdo foram realizados cálculos do Coeficiente de Validade de Conteúdo individual e global e considerado o parâmetro de 0,8 como adequado. Além disso, para avaliação da consistência interna realizou- se o cálculo do Alfa de Cronbach. Na validação semântica considerou-se o Índice de Concordância Semântica com escore de 70% para adequação do quesito. O estudo respeitou as recomendações da resolução 466/12. Resultados: Os resultados mostraram que foram construídas 40 questões, distribuídas em conhecimento, atitude e prática. A validação de conteúdo revelou que a maioria das questões obteve escores positivos, com alta concordância entre os especialistas. Na validação semântica, todos os itens alcançaram alta concordância. Considerando o espaço deixado para sugestões os juízes de conteúdo deixaram 54 comentários que foram considerados na construção da segunda versão do instrumento, sendo 38 aceitos e 16 recusados. Discussão: Os conteúdos relacionados a construção apresentam características pertinentes a consulta e abordam conceitos importantes como Acessibilidade, Capacitismo e Segregação. Além disso, apresentam pontos referentes a comunicação, acolhimento da gestante e realização do passo a passo da consulta de pré-natal. Em relação a validação de conteúdo o instrumento apresentou resultados relevantes sendo o CVC global superior a 0,9 em objetividade, clareza e relevância, individual e na conjunção de todas as respostas, o que representa confiabilidade para avaliação das variáveis CAP. Além disso, os itens com escores abaixo de 0,8 permaneceram no instrumento e passaram por alterações de acordo com os comentários dos especialistas, por terem sido considerados relevantes na avaliação. Na validação semântica não foram realizados comentários e os profissionais apresentaram concordância absoluta em cinco dos sete elementos avaliados. Conclusão: A assistência de enfermagem no pré-natal de gestantes com deficiência visual ainda enfrenta desafios na implementação dos princípios de integralidade e universalidade da saúde. O instrumento CAP validado permitirá identificar lacunas na assistência e implementar medidas para promover a inclusão e superar as barreiras existentes, garantindo assim avanços nas práticas de cuidado e na promoção da saúde desse público.
Description: LUIZA, Francisco Jardsom Moura. Construção e evidência de validade de instrumento sobre Conhecimento, Atitude e Prática para enfermeiros em relação ao atendimento pré-natal com mulheres com Deficiência Visual. 2024. 135f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5480
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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