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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5491
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Kátia da Frota | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T17:38:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T17:38:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, K. F. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5491 | - |
dc.description | SANTOS, Kátia da Frota. A abordagem da variação linguística na coleção se liga na língua. 2023. 106f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado à variação linguística na Coleção de Língua Portuguesa Se Liga na Língua – 6º ao 9º ano – do PNLD 2020 à luz da Sociolinguística. Nosso objeto de estudo é a abordagem da variação linguística pelos livros didáticos, versão manual do professor, no contexto da educação básica brasileira, anos finais do ensino fundamental. A análise teve como referencial teórico os pressupostos de Labov (2008), Bagno (2007, 2015), Coelho et al. (2021), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Mollica (2003, 2004), Tarallo (2005, 2007), Travaglia (2009), entre outros. Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza como descritiva-interpretativa, com coleta de dados documentais. A análise foi realizada considerando-se os seguintes tópicos: (i) concepção de língua; (ii) normas padrão e normas não padrão; (iii) variedades da língua portuguesa; (iv) variação linguística e os condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; (v) mudança linguística. Os resultados apontam que os autores da coleção didática analisada apresentam alguns conceitos sobre variação e mudança linguística e propõem o ensino da diversidade linguística. No entanto, na explicitação de fenômenos variáveis, ainda, predomina uma abordagem estruturalista e de cunho formal, desconsiderando o contexto de uso, as variantes e os condicionantes linguísticos e extralinguísticos. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a coleção didática analisada aborda o ensino de língua materna, considerando a heterogeneidade linguística, no entanto, percebe-se que a norma padrão permanece sendo priorizada. No decorrer da análise, ainda se observam conteúdos e atividades descontextualizados, por meio de exposição dos tempos verbais, tabelas com pronomes e listas de regências verbais, nos quais não se mencionam os fatores que condicionam a variação linguística dos temas gramaticais abordados. Assim, concluímos que as variedades linguísticas do Português são abordadas de forma resumida e superficial e que a abordagem da variação linguística, na coleção analisada, permanece limitada à linguagem formal, informal, norma padrão e não padrão, desconsiderando-se o uso real da língua pelos falantes. Assim, na coleção “ Se liga na língua “ ainda prevalece um tratamento prescritivo da gramática normativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.title | A abordagem da variação linguística na coleção se liga na língua | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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