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dc.contributor.authorLopes, Luiz Fernando de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-13T18:26:23Z-
dc.date.available2024-08-13T18:26:23Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationLOPES, L. F. O. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5492-
dc.descriptionLOPES, O Ator da Enunciação construído em memes sobre o sujeito-professor. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, 2023. 145f. Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo propõe uma abordagem analítica da configuração do Ator da Enunciação a partir dos discursos de memes sobre o cotidiano docente, distribuídos na rede social Pinterest. A escolha dessa plataforma deve-se à precisão apresentada pelos buscadores, permitindo uma coleta eficiente de dados relacionados ao tema. Foram utilizadas palavras-chave como professor; professores; memes professores; professores memes; professora e vida de professor, resultando na coleta de 14 memes, que foram submetidos à análise sob preceitos da Semiótica Discursiva. A fundamentação teórica do estudo baseia-se na Teoria Semiótica, especialmente no Percurso Gerativo de Sentido de Greimas e Courtés, além de outros percursos teóricos da Semiótica Discursiva. O objetivo central do trabalho é analisar como se configura o Ator da Enunciação com base nos dados contidos nos discursos de memes sobre o sujeito-professor. Isso implica compreender os domínios que permeiam a atividade laboral docente, bem como as organizações discursivas que traduzem os desafios da profissão. A ordenação do Ator da Enunciação está no nível discursivo do Percurso Gerativo de Sentido, envolto por figuras e temas. O contexto que motivou a pesquisa refere-se às mudanças nas práticas sociais e discursivas decorrentes das novas tecnologias. O meme, enquanto gênero discursivo, torna-se objeto de análise promissor para entender como uma classe profissional. A abordagem semiótica greimasiana é escolhida por fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a análise discursiva, focando na apreensão e produção de sentido. A metodologia proposta inclui a separação dos memes pela recorrência de assuntos para a categorização inicial dos dados. A análise, realizada no nível narrativo e discursivo do Percurso Gerativo de Sentido, busca compreender a constituição do Ator da Enunciação a partir dos temas e figuras, bem como das isotopias que integram ao texto o "efeito de realidade". Nos memes sobre o professor, o Ator da Enunciação constitui-se temática e figurativamente a partir de organizações singulares pertencentes aos ambientes discursivos digitais, em virtude dos teores humorístico, satírico e hiperbólico dos memes, com a expressividade de discursos que versam sobre desafios do fazer docente. O Ator da Enunciação, ora crítico, ora hiperbólico, ora humorístico e, às vezes, tudo de uma vez, demonstra que a situação de parte dos professores é desgastante, maçante, cansativa e, em alguns casos, insalubre. Revestido pelo humor característico dos memes, o Ator da Enunciação revela um tom crítico ante a situação marcada nos textos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtor da Enunciaçãopt_BR
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectSemiótica Discursivapt_BR
dc.titleO Ator da Enunciação construído em memes sobre o sujeito- professorpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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