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dc.contributor.authorSilva, Maria Carolina Lima-
dc.date.accessioned2024-08-13T18:41:01Z-
dc.date.available2024-08-13T18:41:01Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationSILVA, M. C. L. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5496-
dc.descriptionSILVA, Maria Carolina Lima. Marcas textuais da atualização da polêmica sobre a covid-19 no instagram do jornal diário do Nordeste. 2024. 92f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por propósito realizar um breve estudo sobre a atualização da Polêmica sobre a Covid-19 no Instagram do Jornal Diário do Nordeste. Temos por objetivo geral caracterizar de que forma os elementos textuais são utilizados para mobilizarem uma orientação argumentativa na modalidade polêmica nos textos analisados. Visamos avaliar, sob aspectos referenciais e intertextuais, o funcionamento da interação polêmica, e, como objetivos específicos, pretendemos: identificar como se caracteriza a polêmica em termos de dicotomização, polarização e desqualificação do outro; analisar como os processos intertextuais participam da polêmica e quais processos são mais recorrentes nas tentativas de desqualificação do outro; analisar como o processo de referenciação (por introduções referenciais, anáforas e recategorizadores) evidencia certos posicionamentos da figura do Proponente ou do Oponente, na tentativa de mobilizar no texto a adesão do Terceiro. Assumimos como pressupostos o estudo feito por Macedo (2018), que propõe uma interface entre Teoria da Argumentação no Discurso (Amossy, 2018 [2006]) e Linguística Textual (LT), proposta por Cavalcante (2016). Valemo-nos, principalmente, da noção de modalidades argumentativas, de Amossy (2018), dentre as quais destacamos a modalidade polêmica. Refletimos sobre as características definidoras da polêmica (dicotomização, polarização e desqualificação do outro), marcadas por processos referenciais e intertextuais, já que desenvolvemos um estudo linguístico-textual. Nossa pesquisa utilizou-se dessas duas categorias de textualização tomando por base a noção de referenciação (MONDADA; DUBOIS, 2016 [2003]; CAVALCANTE, 2011; CAVALCANTE; MARTINS, 2020) e a classificação de processos intertextuais feita por Carvalho (2018). Para a composição de nosso corpus, selecionamos sete publicações sobre a temática da vacina da Covid 19, especificamente sobre o imunizante Coronavac, que motivou diversos debates sobre a temática nas redes sociais, e reacendeu polêmicas discursivas, tal como definidas por Amossy (2017). Os resultados confirmaram nossa hipótese básica de que os processos referenciais e intertextuais podem evidenciar a atualização da polêmica nos textos. Pelo critério de referenciação, constatamos que as introduções referenciais e as recategorizações anafóricas demostram posicionamentos tanto contra como a favor da utilização da vacina, dentro dos textos analisados e atualizam a polêmica discursiva que no momento da publicação dos textos estava vigente: a vacinação com o imunizante coronavac. Pelo critério da intertextualidade, compreendemos que a polêmica só se efetiva através do diálogo intertextual, e que este se apresenta como um critério fundamental para uma das propriedades da polêmica: a polarização. Concluímos que as marcas referenciais e intertextuais se evidenciam como produtivos mecanismos na defesa de pontos de vista e na atualização da polêmica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModalidades argumentativaspt_BR
dc.subjectPolêmicapt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.titleMarcas textuais da atualização da polêmica sobre a covid-19 no instagram do jornal diário do Nordestept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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