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dc.contributor.authorBarboza, Claudete da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-13T18:43:47Z-
dc.date.available2024-08-13T18:43:47Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationBARBOZA, C. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5497-
dc.descriptionBARBOZA, Claudete da Silva. "Educação escolar indígena Truká": processos de luta, resistência e relações de poder das indígenas professoras. 2023. 97f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Antropologia, Mestrado em Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. .pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetiva refletir a partir do contexto de luta da educação escolar indígena, os processos que se constrói em corpos de indígenas mulheres desde suas invisibilidades e silêncios, construindo um lugar de resistência e existências dessas, no cenário atual da aldeia. A educação escolar adentra os territórios indígenas por homens, héteros e de superioridade branca no processo de colonização, com o objetivo de civilizar e integrar esses povos à sociedade da época. Durante séculos esse foi o discurso posto à nação, com a intencionalidade da usurpação territorial. Por meio do discurso educacional e da catequização é que esses corpos e territórios vão sendo violentados e invisibilizados. Com o passar dos anos e com os processos de resistência, esses/as, vão retomando seus territórios e ressignificando principalmente a educação escolar que durante anos serviu como pano de fundo do projeto colonial. O objetivo a partir desse momento era de garantir e assegurar a conquista da escola indígena e realiza-la com qualidade. As indígenas mulheres são as protagonistas desse processo e começa atuar diretamente na luta de seus povos a partir da luta pela educação. Neste contexto coletivo aprenderam a se organizar politicamente, foram assumindo responsabilidades mais amplas dentro e fora das aldeias, especializando-se em conhecimentos de articulação, mobilização, enfrentamento ao Estado, mediação de conflitos, mesas de negociação levando-as a postos de lideranças. E, a bem sucedida luta, levou a uma assunção política como mulheres e professoras, incomodando poderes estabelecidos aos homens enquanto lideranças e colocando desafios permanentes a essas mulheres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectMulheres - professoraspt_BR
dc.subjectSilenciamentos - resistênciaspt_BR
dc.title"Educação escolar indígena Truká": processos de luta, resistência e relações de poder das indígenas professoraspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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