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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barboza, Claudete da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T18:43:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T18:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.citation | BARBOZA, C. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5497 | - |
dc.description | BARBOZA, Claudete da Silva. "Educação escolar indígena Truká": processos de luta, resistência e relações de poder das indígenas professoras. 2023. 97f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Antropologia, Mestrado em Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. . | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva refletir a partir do contexto de luta da educação escolar indígena, os processos que se constrói em corpos de indígenas mulheres desde suas invisibilidades e silêncios, construindo um lugar de resistência e existências dessas, no cenário atual da aldeia. A educação escolar adentra os territórios indígenas por homens, héteros e de superioridade branca no processo de colonização, com o objetivo de civilizar e integrar esses povos à sociedade da época. Durante séculos esse foi o discurso posto à nação, com a intencionalidade da usurpação territorial. Por meio do discurso educacional e da catequização é que esses corpos e territórios vão sendo violentados e invisibilizados. Com o passar dos anos e com os processos de resistência, esses/as, vão retomando seus territórios e ressignificando principalmente a educação escolar que durante anos serviu como pano de fundo do projeto colonial. O objetivo a partir desse momento era de garantir e assegurar a conquista da escola indígena e realiza-la com qualidade. As indígenas mulheres são as protagonistas desse processo e começa atuar diretamente na luta de seus povos a partir da luta pela educação. Neste contexto coletivo aprenderam a se organizar politicamente, foram assumindo responsabilidades mais amplas dentro e fora das aldeias, especializando-se em conhecimentos de articulação, mobilização, enfrentamento ao Estado, mediação de conflitos, mesas de negociação levando-as a postos de lideranças. E, a bem sucedida luta, levou a uma assunção política como mulheres e professoras, incomodando poderes estabelecidos aos homens enquanto lideranças e colocando desafios permanentes a essas mulheres. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - professoras | pt_BR |
dc.subject | Silenciamentos - resistências | pt_BR |
dc.title | "Educação escolar indígena Truká": processos de luta, resistência e relações de poder das indígenas professoras | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CLAUDETE DA SILVA BARBOZA.pdf | 2023_diss_cbarboza.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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