Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, João Ernando Abreu-
dc.date.accessioned2017-03-03T18:00:34Z-
dc.date.available2017-03-03T18:00:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCRUZ, J. E. A. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/549-
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo avaliar a participação que os Conselhos Escolares, do Município de Aquiraz/CE, representam dentro do processo educacional focado em uma Gestão Democrática e Participativa. Os objetos de estudos foram as três escolas municipais: Córrego da Minhoca (rural), Henrique Goncalves da Justa Filho (rural) e Lais Sidrim Targino (urbana), as quais possuem CE atuantes. Utilizou-se como metodologia para este trabalho uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a gestores, professores, pais, alunos e funcionários; entrevistas semi-abertas e estudo de alguns documentos como o Plano Municipal de Educação - PME e a Lei nº 757/2009, que implanta nas escolas do município os Conselhos Escolares. Nessa linha, os objetivos específicos serão: apresentar a organização das escolas pesquisadas, considerando a interação social e educacional a comunidade escolar; enfocar o processo de democratização como mudança e transformação e caracterizar o papel do Conselho Escolar na perspectiva da gestão democrática. O estudo nos mostra que apesar da comunidade escolar reconhecer e confiar na atuação do CE, por conta dos bons resultados após a adoção deste modelo de gestão, ainda falta muito a se fazer para alcançar o nível de excelência na gestão. Portanto, o trabalho encontra-se organizado em tópicos, tratando, primeiramente, da função da escola e seu papel na sociedade contemporânea. Aborda, em seguida, os principais conceitos inerentes à gestão democrática, as responsabilidades e ações do Conselho escolar e, por fim, a análise dos dados colhidos na pesquisa de campo realizada nas três escolas públicas da Rede Municipal de Aquiraz.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectConselho Escolarpt_BR
dc.subjectAquiraz - CE - Educaçãopt_BR
dc.titleGestão democrática e participativapt_BR
dc.title.alternativeuma análise da importância da atuação dos conselhos escolares nas escolas da Rede Pública Municipal de ensino de Aquirazpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão Publica Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Ernando Abreu Cruz.pdf202,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.