Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, João Ernando Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-03T18:00:34Z | - |
dc.date.available | 2017-03-03T18:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, J. E. A. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/549 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como objetivo avaliar a participação que os Conselhos Escolares, do Município de Aquiraz/CE, representam dentro do processo educacional focado em uma Gestão Democrática e Participativa. Os objetos de estudos foram as três escolas municipais: Córrego da Minhoca (rural), Henrique Goncalves da Justa Filho (rural) e Lais Sidrim Targino (urbana), as quais possuem CE atuantes. Utilizou-se como metodologia para este trabalho uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a gestores, professores, pais, alunos e funcionários; entrevistas semi-abertas e estudo de alguns documentos como o Plano Municipal de Educação - PME e a Lei nº 757/2009, que implanta nas escolas do município os Conselhos Escolares. Nessa linha, os objetivos específicos serão: apresentar a organização das escolas pesquisadas, considerando a interação social e educacional a comunidade escolar; enfocar o processo de democratização como mudança e transformação e caracterizar o papel do Conselho Escolar na perspectiva da gestão democrática. O estudo nos mostra que apesar da comunidade escolar reconhecer e confiar na atuação do CE, por conta dos bons resultados após a adoção deste modelo de gestão, ainda falta muito a se fazer para alcançar o nível de excelência na gestão. Portanto, o trabalho encontra-se organizado em tópicos, tratando, primeiramente, da função da escola e seu papel na sociedade contemporânea. Aborda, em seguida, os principais conceitos inerentes à gestão democrática, as responsabilidades e ações do Conselho escolar e, por fim, a análise dos dados colhidos na pesquisa de campo realizada nas três escolas públicas da Rede Municipal de Aquiraz. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho Escolar | pt_BR |
dc.subject | Aquiraz - CE - Educação | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e participativa | pt_BR |
dc.title.alternative | uma análise da importância da atuação dos conselhos escolares nas escolas da Rede Pública Municipal de ensino de Aquiraz | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Especialização em Gestão Publica Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Ernando Abreu Cruz.pdf | 202,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.