Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamasceno, Joabe Dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-14T14:30:18Z-
dc.date.available2024-08-14T14:30:18Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationDAMASCENO, J. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5516-
dc.descriptionDAMASCENO, Joabe Dos Santos. Equações diofantinas lineares: uma proposta de sequência didática para o ensino médio utilizando jogos matemáticos. 2023. 92f. Dissertação - Curso de , Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar se é razoável ministrar o assunto Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio de maneira satisfatória. Neste sentido, foram destacadas, da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas habilidades do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que possuem uma relação com as equações em questão e, desta forma, foi verificado que os alunos do Ensino Médio tiveram acesso aos principais pré-requisitos para estudar as Equações Diofantinas Lineares como, por exemplo, divisão euclidiana e máximo divisor comum. No decorrer do trabalho, apresentamos, também, a Teoria Elementar dos Números e em seguida, abordamos aspectos matemáticos e históricos sobre as Equações Diofantinas Lineares. Amparados pela metodologia de pesquisa conhecida como Engenharia Didática e pela Metodologia Ativa da Gamificação chegamos a outro objetivo da pesquisa que foi elaborar uma sequência didática sobre as Equações Diofantinas Lineares para alunos do Ensino Médio, utilizando jogos de tabuleiro. Uma vez elaborada a sequência didática e confeccionados os jogos, foram selecionados dois grupos de alunos da EEMTI Adahil Barreto Cavalcante, formados por alunos do 1° ano e 3° ano do Ensino Médio. Após a aplicação das etapas da sequência conclui-se que os estudantes foram instigados, ainda que de maneira superficial, a conhecerem detalhes sobre as Equações Diofantinas Lineares e algumas de suas aplicações no cotidiano. Além disso, percebeu-se que é possível abordar este assunto no Ensino Médio, mas que devem ser consideradas restrições como escolher preferencialmente turmas que tenham matemática em seu itinerário formativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEquações Diofantinas Linearespt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleEquações diofantinas lineares: uma proposta de sequência didática para o ensino médio utilizando jogos matemáticospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOABE DOS SANTOS DAMASCENO.pdf2023_diss_jdamasceno.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.