Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Natércia Karen Cândida de-
dc.contributor.authorAlmeida, Sinara Mota Neves de-
dc.date.accessioned2017-03-08T12:23:59Z-
dc.date.available2017-03-08T12:23:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, N. K. C. de; ALMEIDA, S. M. N. de (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/551-
dc.description.abstractO presente artigo objetivou analisar a importância da leitura nos anos iniciais para o desenvolvimento da leitura crítica do indivíduo. O locus da pesquisa foi Uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município de Russas-Ce. É possível afirmar que através da leitura os alunos tendem a adquirir novos hábitos, inclusive, o de escrever bem. A visão crítica tem uma relação com o desenvolvimento do habito da leitura. A metodologia foi colaborativa, tendo em vista que o seu pressuposto é uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e professores. Desse modo, a pesquisa foi realizada conjuntamente com a escola e não sobre a escola. A coleta de dados utilizada se deu através da realização de encontros de reflexão sobre a prática da leitura com a colaboração de 28 (vinte e oito) alunos e 3(três) professores que lecionam na escola. O estudo aconteceu em duas semanas, totalizando 40 horas de atividades que incluíam entrevistas, observações. Como alguns resultados,os pais e os professores têm uma responsabilidade pela formação dos leitores; durante os encontros os alunos se mostraram interessados, apesar do cenário social que os envolvem. Os principais autores que fundamentaram esse trabalho foram: Frade (2010); Freire (2001, 1997); Dohme (2010); Geraldi (2003); Kleiman (2002); Martins (1994). Conforme os resultados obtidos, é necessário que o poder público, bem como, educadores e os pais dos alunos tenham maior atenção para incentivar a leitura, para que possam melhorar o acompanhamento das crianças nas atividades de leitura e com isso, formar leitores mais capacitados e competentes.pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação do leitor críticopt_BR
dc.subjectRussas - CEpt_BR
dc.titleA formação do leitor críticopt_BR
dc.title.alternativea leitura nos anos iniciais como ponto de partidapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão Publica Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natércia Karen Candida de Sousa.pdf236,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.