Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Natércia Karen Cândida de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sinara Mota Neves de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-08T12:23:59Z | - |
dc.date.available | 2017-03-08T12:23:59Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, N. K. C. de; ALMEIDA, S. M. N. de (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/551 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo objetivou analisar a importância da leitura nos anos iniciais para o desenvolvimento da leitura crítica do indivíduo. O locus da pesquisa foi Uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município de Russas-Ce. É possível afirmar que através da leitura os alunos tendem a adquirir novos hábitos, inclusive, o de escrever bem. A visão crítica tem uma relação com o desenvolvimento do habito da leitura. A metodologia foi colaborativa, tendo em vista que o seu pressuposto é uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e professores. Desse modo, a pesquisa foi realizada conjuntamente com a escola e não sobre a escola. A coleta de dados utilizada se deu através da realização de encontros de reflexão sobre a prática da leitura com a colaboração de 28 (vinte e oito) alunos e 3(três) professores que lecionam na escola. O estudo aconteceu em duas semanas, totalizando 40 horas de atividades que incluíam entrevistas, observações. Como alguns resultados,os pais e os professores têm uma responsabilidade pela formação dos leitores; durante os encontros os alunos se mostraram interessados, apesar do cenário social que os envolvem. Os principais autores que fundamentaram esse trabalho foram: Frade (2010); Freire (2001, 1997); Dohme (2010); Geraldi (2003); Kleiman (2002); Martins (1994). Conforme os resultados obtidos, é necessário que o poder público, bem como, educadores e os pais dos alunos tenham maior atenção para incentivar a leitura, para que possam melhorar o acompanhamento das crianças nas atividades de leitura e com isso, formar leitores mais capacitados e competentes. | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor crítico | pt_BR |
dc.subject | Russas - CE | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor crítico | pt_BR |
dc.title.alternative | a leitura nos anos iniciais como ponto de partida | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Especialização em Gestão Publica Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Natércia Karen Candida de Sousa.pdf | 236,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.