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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morais, Bruna Lúcia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Júia Maria Silveira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Márcia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Marluce Oliveira de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T13:05:37Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T13:05:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-28 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, B. L. O. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5540 | - |
dc.description | MORAIS, Bruna Lúcia Oliveira de et al. Estudo de caso funcionamento do conselho escolar de uma escola municipal de região metropolitana de Fortaleza. 2018. 23f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os recursos financeiros que chegam nas escolas dão autonomia a gestão escolar permitindo que esses recursos sejam distribuídos de acordo com as necessidades de cada instituição. Papel fundamental neste processo tem os Conselhos Escolares com a participação direta nas decisões tomadas. O presente trabalho tem por objetivo geral analisar i funcionamento da relação direta entre a teoria e a prática no processo de gestão escolar democrática, e como os conselheiros atuam de forma competente e democrática. O estudo foi extraído da pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, realizada entre os meses de fevereiro e dezembro de 2016, quando foi realizada visita nas reuniões do conselho. Neste artigo destaca-se o conceito de participação democrática na educação, do ponto de vista dos entrevistados, trazendo a percepção de gestão bem como a visão destes, com relação à sua atuação. Para fundamentar o estudo, foram trazidas as categorias: Participação, Conselho Escolar e Gestão Democrática, as quais foram aprofundadas , ao longo deste artigo, com o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação e conceitos de alguns autores renomados. O tema do estudo: O estudo de caso do funcionamento do Conselho Escolar de uma escola municipal da região metropolitana de Fortaleza exigiu um mergulho no funcionamento por parte dos conselheiros e pouca participação dos mesmos para atuarem de forma democrática no conselho escolar. Portanto, deve-se a partir dessa discussão, abrir caminho para estudos e formações no fortalecimento da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, financeiras e pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Conselho Escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso funcionamento do conselho escolar de uma escola municipal de região metropolitana de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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