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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Pedro Bruno de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T13:22:18Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T13:22:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, P. B. L. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5586 | - |
dc.description | PEREIRA, Pedro Bruno de Lima. O trabalho infantil e os prejuizos ao desenvolvimento socioeducacional de estudantes do ensino fundamental do município de Aracoiaba - CE no ano de 2017. 2017. 44f. Monografia (Graduação) - curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho infantil é um problema social que requer extrema atenção da sociedade civil, do governo, da escola e das famílias para a sua erradicação. A presente pesquisa tem por objetivo investigar e analisar os aspectos que o trabalho precoce e as relações de exploração dele decorrentes causam não só no desenvolvimento escolar dos estudantes, mas também nos vários processos de amadurecimento físico, mental e social de crianças e adolescentes que exercem algum outro tipo de atividade fora da escola que não seja a de lazer. Este projeto de pesquisa também traz em seu bojo a reflexão sobre a necessidade de se reafirmar no campo acadêmico a defesa da garantia dos direitos das crianças, destacados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), enfatizando a divulgação das leis do nosso país que buscam disseminar essa prática da nossa sociedade. Traz ainda contribuições de Piaget (1995) para o campo da Pedagogia a partir de seus seis estudos de psicologia (1995) sobre o desenvolvimento mental das crianças em que analisa como os fatores sociais produzem a necessidade de inserção precoce no mundo do trabalho e dificultam o desenvolvimento cognitivo ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Este projeto de pesquisa foi desenvolvido a partir da experiência de trabalho junto a uma escola do município de Aracoiaba situada na região do Maciço de Baturité (CE), por meio de pesquisa quantitativa com estudantes do ensino fundamental, a fim de identificar causas e consequências que afetam a sua aprendizagem. Partindo do pressuposto de que é importante, por um lado, reafirmar os benefícios da educação e, por outro, assinalar os malefícios trazidos pelo trabalho infantil, sendo um deles a não permanência na escola na vida dessas crianças e adolescentes, a presente investigação teve como iniciativa investigar e dialogar com os estudantes da faixa etária de 12 a 17 anos da importância da educação para o futuro deles, conscientizando também as suas famílias dos prejuízos que uma dupla-jornada infantil acarreta nas vidas das crianças, e apresentando aos profissionais da educação levantamentos do município de Aracoiaba acerca do assunto como forma de tomar medida preventiva a erradicação do trabalho precoce. Por consequência disso, procurou-se dialogar com a secretaria municipal de educação, família, professores e coordenadores, a fim de firmar parcerias e desenvolver projetos e atividades com os próprios estudantes para assim alertá-los- los do mal que o trabalho infantil causa em suas vidas, sobretudo em seus processos de educação escolar. A partir disso, buscamos identificar possíveis caminhos para mudanças no cenário socioeducacional do município. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | ECA | pt_BR |
dc.subject | Ceará | pt_BR |
dc.title | O trabalho infantil e os prejuizos ao desenvolvimento socioeducacional de estudantes do ensino fundamental do município de Aracoiaba - CE no ano de 2017 | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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