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Título: A contribuição dos recursos multimodais das charges constantes nas propostas de redação estilo Enem para o desenvolvimento das técnicas argumentativas em textos dissertativo-argumentativos
Autor(es): Silva, Francisco de Assis Oliveira da
Palavras-chave: Argumentação (Análise do Discurso)
Multimodalidade
Técnicas Argumentativas
Charge
Data do documento: 22-Abr-2024
Citação: SILVA, F. A. O. (2024)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os recursos multimodais das charges das propostas de redação estilo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) contribuem para o desenvolvimento das técnicas argumentativas em textos dissertativo-argumentativos, produzidos por estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Menezes Pimentel (Pacoti – CE), a partir de provas simuladas do Laboratório de Redação. Para isso, com relação às técnicas argumentativas, utilizamos como base teórica Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), em seu Tratado da Argumentação, que apontam para um estudo das técnicas argumentativas de forma descritiva e sistematizada. Com relação aos aspectos multimodais, utilizamos os estudos de Kress (2010) e Kress e Van Leeuwen (2021) a partir do uso da Gramática do Design Visual como método de análise da construção da intencionalidade de argumentos visuais (Birdsell; Groarke, 2007) em gêneros multimodais. A metodologia do nosso trabalho propõe uma abordagem mista, com método hipotético-dedutivo e natureza exploratória. Os corpora são compostos por 28 redações dissertativo-argumentativas dos estudantes matriculados no Laboratório de Redação, para análise da manifestação das técnicas argumentativas, e por 05 provas simuladas aplicadas para os estudantes, para análise dos recursos multimodais das charges presentes. Os resultados apontam que os recursos multimodais das charges das propostas de redação estilo Enem analisadas contribuíram para o desenvolvimento de 24 técnicas argumentativas coerentes à tese defendia nas redações dissertativo-argumentativas, a partir da autorização de informações subjacentes ao tema proposto à escrita numa relação lógico-discursiva de causa e consequência. Além disso, dentre as 28 redações analisadas, 23 apresentaram contribuição das informações autorizadas pelas charges, por meio de sua materialização em 34 ocorrências do argumento pelo vínculo causal, 31 ocorrências do argumento de autoridade e 20 ocorrências do argumento pelo modelo.
Descrição: SILVA, Francisco de Assis Oliveira da. A contribuição dos recursos multimodais das charges constantes nas propostas de redação estimo Enem para o desenvolvimento das técnicas argumentativas em textos dissertativo-argumentativos. 2024. 204 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin). Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5640
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