Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/566
Título: Intervenções de enfermagem ao paciente com acidente vascular cerebral em reabilitação
Autor(es): Lima, Amanda Peixoto
Palavras-chave: Enfermagem
Acidente Vascular Cerebral
Reabilitação
Cuidados de Enfermagem
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, A. P. (2016)
Resumo: Objetivos: Construir e validar quanto ao conteúdo, um instrumento sobre intervenções de enfermagem direcionadas aos pacientes com acidente vascular cerebral na fase de reabilitação. Métodos: Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas – a revisão integrativa da literatura (etapa de construção do instrumento) e a validação por especialistas (etapa de validação de conteúdo do instrumento). Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, por meio do acesso on-line nas bases de dados: Lilacs, Pubmed e Cochrane, com os descritores controlados Cuidados de Enfermagem and Acidente Vascular Cerebral and Reabilitação. Após análise dos estudos, foi elaborado um instrumento que incluiu os dados sociodemográficos (sexo, idade, escolaridade, renda) e clínicos dos pacientes e as intervenções de enfermagem encontradas na Revisão Integrativa. O instrumento foi validado quanto ao seu conteúdo por cinco enfermeiros especialistas. Resultados: Foram selecionadas 29 publicações. A maioria possui níveis de evidência II e VI. As intervenções: Auxiliar na reabilitação motora e funcional, explicar sobre o plano de cuidados e prevenção de um novo AVC, gerenciar e coordenar o cuidado foram avaliadas pelos especialistas como muitíssimo indicativa para pacientes com AVC em reabilitação. Após sugestão das especialistas e análise das pesquisadoras, foram retiradas do instrumento as intervenções de enfermagem auxiliar nas atividades de vida diária, com justificativa que a mesma por ser realizada em domicilio e é executada pelo cuidador e não pelo enfermeiro, e educar sobre a doença e suas implicações, tendo em vista que esta ideia está contemplada em outo indicador presente no instrumento. Conclusão: As intervenções de enfermagem ora selecionadas e avaliadas pelos especialistas podem direcionar a equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes portadores de AVC na fase de reabilitação.
Descrição: LIMA, Amanda Peixoto. Intervenções de enfermagem ao paciente com acidente vascular cerebral em reabilitação. 2016. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/566
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Peixoto Lima.pdf292,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.