Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/567
Título: Avaliação do autocuidado de diabéticos acompanhados na estratégia de saúde da família
Autor(es): Gomes, Andréia Girão
Palavras-chave: Autocuidado - Diabetes mellitus
Diabetes mellitus
Cuidados de enfermagem
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, A. G. (2016)
Resumo: Introdução: Para o controle do Diabetes Mellitus, é necessário que a pessoa com diabetes desempenhe ações de autocuidado, sendo este, compreendido como uma prática desenvolvida pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar, buscando qualidade de vida e promoção da saúde. Objetivo: Verificar as atividades de autocuidado de pessoas com diabetes acompanhadas por Unidade Básica de Saúde do Município de Redenção – CE. Método: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado de janeiro a abril de 2016, com pessoas com diabetes acompanhadas em uma unidade de saúde de Redenção. Utilizado Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes – QAD para a coleta de dados. Resultados: A amostra contou com 98 pacientes de ambos os sexos. 67,35% (n=66) foram do sexo feminino, caracterizados na maioria como não-idosos, 57,14% (n=56). Houve predominância da população com baixa escolaridade, 74,49% (n=73) e aproximadamente metade dos participantes 45,92% (n=45) tinham a doença a mais de cinco anos. As dimensões deste questionário que obtiveram maiores médias estavam relacionados à terapia medicamentosa, onde os valores variaram de 5 a 6 dias/semana e “Alimentação específica”, onde os escores variaram de 1 a 2 dias/semana. Conclusão: Os dados mostraram que as atividades de autocuidado relacionadas às mudanças comportamentais são as que requerem maiores investimentos para atingir as metas do cuidado e com isso, a faixa etária, escolaridade e tempo do diagnóstico devem ser considerados no planejamento da assistência de enfermagem da pessoa com diabetes mellitus para que os objetivos sejam alcançados.
Descrição: GOMES, Andréia Girão. Avaliação do autocuidado de diabéticos acompanhados na estratégia de saúde da família. 2016. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/567
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia Girão Gomes.pdf367,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.