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dc.contributor.authorGaspar, Antonia Luma Calvacante-
dc.date.accessioned2024-08-30T17:47:16Z-
dc.date.available2024-08-30T17:47:16Z-
dc.date.issued2024-07-06-
dc.identifier.citationGASPAR, A. L. C. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5690-
dc.descriptionGASPAR, Antonia Luma Calvacante. Gestão e desempenho do "programa criança feliz" em Palmácia, Ceará. 2024, 33f. Monografia - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA ausência de ações direcionadas para as mães solos que não dispõem de uma rede de apoio e necessitam de um período de descanso. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a implementação da Educação Positiva no município de Palmácia, Ceará. Por meio do estudo de caso da gestão do programa Criança Feliz e seus benefícios para mães solos. A Educação Positiva é uma abordagem que visa promover o desenvolvimento saudável e integral das crianças, por meio de práticas educativas baseadas no respeito, na empatia e na valorização das potencialidades individuais e o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento das crianças na primeira infância, fortalecer vínculo entre a mãe e o filho, levando em conta a família e o ambiente em que vivem. No contexto específico de Palmácia, o programa Criança Feliz tem como objetivo principal promover o desenvolvimento infantil, por meio de visitas domiciliares realizadas por profissionais capacitados, que orientam as mães sobre práticas positivas de cuidado e educação. O estudo de caso se concentra na análise da eficácia do programa para mães solos, que enfrentam desafios específicos no cuidado e na educação de seus filhos. Metodologicamente trata-se de um estudo exploratório de natureza básica. A pesquisa, quanto a abordagem, é qualitativa e utiliza como técnicas a observação direta, entrevistas e análise documental para coletar dados e informações sobre a percepção das mães solos em relação ao Programa Criança Feliz, bem como sobre os benefícios percebidos em termos de desenvolvimento infantil e suporte emocional. No tocante às técnicas de análise empregou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que 200 famílias foram beneficiadas por meio do Programa com ações diretas de seus agentes com identificação de boas práticas de cuidado e educação das mães com seus filhos, visando fortalecer o vínculo entre eles. Por fim, recomenda-se outras ações para aprimorar a gestão do Programa Criança Feliz, de forma a ampliar seus benefícios para mães solos e suas crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Positivapt_BR
dc.subjectPrograma Criança Felizpt_BR
dc.subjectMães Solospt_BR
dc.titleGestão e desempenho do "programa criança feliz" em Palmácia, Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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