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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gaspar, Antonia Luma Calvacante | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T17:47:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T17:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-06 | - |
dc.identifier.citation | GASPAR, A. L. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5690 | - |
dc.description | GASPAR, Antonia Luma Calvacante. Gestão e desempenho do "programa criança feliz" em Palmácia, Ceará. 2024, 33f. Monografia - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ausência de ações direcionadas para as mães solos que não dispõem de uma rede de apoio e necessitam de um período de descanso. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a implementação da Educação Positiva no município de Palmácia, Ceará. Por meio do estudo de caso da gestão do programa Criança Feliz e seus benefícios para mães solos. A Educação Positiva é uma abordagem que visa promover o desenvolvimento saudável e integral das crianças, por meio de práticas educativas baseadas no respeito, na empatia e na valorização das potencialidades individuais e o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento das crianças na primeira infância, fortalecer vínculo entre a mãe e o filho, levando em conta a família e o ambiente em que vivem. No contexto específico de Palmácia, o programa Criança Feliz tem como objetivo principal promover o desenvolvimento infantil, por meio de visitas domiciliares realizadas por profissionais capacitados, que orientam as mães sobre práticas positivas de cuidado e educação. O estudo de caso se concentra na análise da eficácia do programa para mães solos, que enfrentam desafios específicos no cuidado e na educação de seus filhos. Metodologicamente trata-se de um estudo exploratório de natureza básica. A pesquisa, quanto a abordagem, é qualitativa e utiliza como técnicas a observação direta, entrevistas e análise documental para coletar dados e informações sobre a percepção das mães solos em relação ao Programa Criança Feliz, bem como sobre os benefícios percebidos em termos de desenvolvimento infantil e suporte emocional. No tocante às técnicas de análise empregou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que 200 famílias foram beneficiadas por meio do Programa com ações diretas de seus agentes com identificação de boas práticas de cuidado e educação das mães com seus filhos, visando fortalecer o vínculo entre eles. Por fim, recomenda-se outras ações para aprimorar a gestão do Programa Criança Feliz, de forma a ampliar seus benefícios para mães solos e suas crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Positiva | pt_BR |
dc.subject | Programa Criança Feliz | pt_BR |
dc.subject | Mães Solos | pt_BR |
dc.title | Gestão e desempenho do "programa criança feliz" em Palmácia, Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANTONIA LUMA CAVALCANTE GASPAR.pdf | 2024_mono_agaspar.pdf | 732,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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