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dc.contributor.authorLima, Larissa Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-09-06T16:42:47Z-
dc.date.available2024-09-06T16:42:47Z-
dc.date.issued2023-11-05-
dc.identifier.citationLIMA, L. R. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5752-
dc.descriptionLIMA, Larissa Rodrigues. Qualidade de vida e auxilio financeiro de estudantes de universidade de cooperação internacional. 2023, 12f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO termo qualidade de vida é um conceito amplo e abstrato quanto a sua definição, uma vez que envolve diversos fatores a serem estabelecidos para que a mesma seja garantida, tais como: saúde física; saúde mental; condições socioeconômicas; relações interpessoais e dentre outras. Com isso, ter uma estabilidade financeira proporciona uma maior segurança, oportunidades educacionais, culturais e de lazer, contribuindo para uma qualidade de vida mais satisfatória. Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de acordo com o recebimento ou não de auxílio financeiro em estudantes de universidade de cooperação internacional. Estudo quantitativo, analítico e transversal, desenvolvido entre os meses de fevereiro e julho de 2022, propôs-se avaliar a qualidade de vida de acordo com o recebimento ou não de auxílio financeiro em estudantes de universidade de cooperação internacional. Realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, nos campi Ceará e Bahia, com 290 alunos regularmente matriculados na instituição. Foram aplicados dois questionários para a coleta de dados: o primeiro destinado à coleta de dados sociodemográficos, abordando questões como: idade, sexo, nacionalidade, cor/raça, religião, estado civil e situação familiar. O segundo questionário foi o WHOQOL-BREF, para verificação da Qualidade de Vida, composto por 26 questões no total. No entrecruzamento de variáveis categóricas foi aplicado o teste exato de Fisher e a razão das chances foi calculada com auxílio do Odds Ratio. A maioria eram pessoas solteira (88,9%), do sexo feminino (56,9%) e de nacionalidade brasileira (68,8%). Grande parte dos participantes relatou não trabalhar (87,6%) e não receber nenhum tipo de auxílio ou bolsa da instituição (54,7%). Constatou-se que 92,9% do público da pesquisa relataram não fumar e 63,1% não ingerir bebida alcoólica, mas 60,0% relataram a prática de exercício físico. Identificou-se que, dentre os estudantes que recebem auxílio financeiro, 27,6% possuem mais chances de se sentir satisfeito no domínio físico, enquanto os acadêmicos no domínio social possuem 26,0% mais chances de satisfação, em comparação com os que não recebem auxílio, e cerca de 52,2% mais chances de serem satisfeitos em relação ao meio em que vivem, no domínio ambiente. Os participantes apresentaram mais de chances de obter a qualidade de vida nos domínios ambiental, seguidos pelo físico, social e psicológico. Conclui-se que é necessário o desenvolvimento de pesquisas que promovam o planejamento de novas estratégias e ações para a manutenção da qualidade de vida e sua integração.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectApoio Financeiropt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleQualidade de vida e auxilio financeiro de estudantes de universidade de cooperação internacionalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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