Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Amanda Kélvia dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-09T18:19:53Z-
dc.date.available2024-09-09T18:19:53Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, A. K. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5793-
dc.descriptionALMEIDA, Amanda Kélvia dos Santos. Em confronto com o epistemicidio: propostas e desafios para o ensino da literatura negro-brasileira na escola. 2021. 30f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA literatura é importante para reeducação das relações raciais, sendo utilizada para engajamento social e racial por parte de escrituras de pessoas negras. No entanto, o ensino de literatura brasileira nas escolas de ensino básico não escapa das amarras do epistemicídio, onde a discriminação racial se manifesta na falta de representatividade negro-brasileira. O presente trabalho foi de caráter bibliográfico e tem como objetivo refletir as formas em que o epistemicídio da literatura negro- brasileira prejudica o sujeito negro no contexto das escolas de ensino básico (fundamental e médio) e sugerir exemplos de conteúdos temáticos em escritos negros que possam contribuir para a implementação da cultura e da literatura negro- brasileira no ensino de literatura, com o intuito de incentivar a permanência do sujeito negro na escola, disseminar uma cultura antirracista e cultivar a educação étnico-racial. A exposição do alunato a conteúdos identificados com a história, cultura e identidades negras pela via da literatura também de autoria negra, contribui para somar esforços aos mecanismos de combate a uma estrutura educacional onde o epistemicídio é manifestado. A autonomia do (da) profissional de educação é essencial neste processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEpistemicídiopt_BR
dc.subjectLiteratura negro-brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentatividade étnica racialpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.titleEm confronto com o epistemicidio: propostas e desafios para o ensino da literatura negro-brasileira na escolapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Kélvia dos Santos Almeida.pdf2021_art_amanalmeida.pdf643,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.