Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Amanda Kélvia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T18:19:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T18:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, A. K. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5793 | - |
dc.description | ALMEIDA, Amanda Kélvia dos Santos. Em confronto com o epistemicidio: propostas e desafios para o ensino da literatura negro-brasileira na escola. 2021. 30f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura é importante para reeducação das relações raciais, sendo utilizada para engajamento social e racial por parte de escrituras de pessoas negras. No entanto, o ensino de literatura brasileira nas escolas de ensino básico não escapa das amarras do epistemicídio, onde a discriminação racial se manifesta na falta de representatividade negro-brasileira. O presente trabalho foi de caráter bibliográfico e tem como objetivo refletir as formas em que o epistemicídio da literatura negro- brasileira prejudica o sujeito negro no contexto das escolas de ensino básico (fundamental e médio) e sugerir exemplos de conteúdos temáticos em escritos negros que possam contribuir para a implementação da cultura e da literatura negro- brasileira no ensino de literatura, com o intuito de incentivar a permanência do sujeito negro na escola, disseminar uma cultura antirracista e cultivar a educação étnico-racial. A exposição do alunato a conteúdos identificados com a história, cultura e identidades negras pela via da literatura também de autoria negra, contribui para somar esforços aos mecanismos de combate a uma estrutura educacional onde o epistemicídio é manifestado. A autonomia do (da) profissional de educação é essencial neste processo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Epistemicídio | pt_BR |
dc.subject | Literatura negro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Representatividade étnica racial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.title | Em confronto com o epistemicidio: propostas e desafios para o ensino da literatura negro-brasileira na escola | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Kélvia dos Santos Almeida.pdf | 2021_art_amanalmeida.pdf | 643,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.