Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Fernanda Géssica Pereira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T18:30:23Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T18:30:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, F. G. P. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5797 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Fernanda Géssica Pereira dos Santos. Dicionário e Ensino de Língua Portuguesa: o que diz o verbete. 2021. 15f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo iremos tratar sobre a importância do uso do dicionário nas aulas de Língua Portuguesa. O presente estudo propõe uma reflexão sobre a utilização da ferramenta como metodologia que os professores podem empregar no ensino de Língua Portuguesa, como método de estudo para os alunos conhecerem e enriquecerem sua escrita e melhorar sua interpretação textual. Portanto, o objetivo é analisar as informações que constam nos verbetes e apontar qual dos dicionários analisados é mais adequado para o ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II ao fazer uso do material impresso. Para abordar o tema, apoiamo-nos em autores como Antunes (2012); Andrade, Carvalho e Zambrano (2017); Humblé (2004); Correia e Ferreira (2013). Nos procedimentos metodológicos, analisamos 10 verbetes de palavras bastante utilizadas na região Nordeste em dois materiais impressos: o minidicionário Ruth Rocha (2001) e o dicionário escolar Caldas Aulete (2012). A análise centra-se nas informações que tais materiais trazem acerca das palavras selecionadas e sua importância para o entendimento por parte do aluno que consulta o dicionário. Após a análise, constatamos que o dicionário Caldas Aulete (2012) contém mais informações e, portanto, possibilita maior variedade de atividades e usos do material em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dicionário | pt_BR |
dc.subject | Léxico | pt_BR |
dc.subject | Lexicologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Dicionário e Ensino de Língua Portuguesa: o que diz o verbete | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Géssica Pereira dos Santos Nascimento.pdf | 2021_art_fernascimento.pdf | 498,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.