Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5798
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisco Nailton Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T18:32:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T18:32:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. N. P. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5798 | - |
dc.description | SILVA, Francisco Nailton Pereira da. Construindo pontes para o ensino de língua portuguesa: uma proposta raciolinguística de ensino a partir da realidade de docentes de uma escola de Ensino Médio em Horizonte – CE. 2021. 19f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir, sob o viés de uma linguística emancipatória e raciolinguística, as relações imbricadas no processo de ensino de língua/linguagem e práticas antirracistas. Para isso, inicialmente, baseado em autores como Nascimento (2019) e Bonfim (2016, 2020), reflete sobre o papel da Linguística Aplicada no campo geral dos Estudos da Linguagem e o seu compromisso com as epistemologias dentro do campo do estudo das relações étnico-raciais. A seguir, apresenta uma discussão sobre os processos de ensino de língua portuguesa e a lei 10.639/2003 e pontua, a partir de entrevistas com 3 docentes de uma escola de Ensino Médio regular de Horizonte – CE, suas práticas docentes e o cumprimento da lei supracitada. Por fim, apresenta duas propostas didáticas como alternativa que amplia a problematização do combate ao racismo através do ensino de língua/linguagem. A proposição aponta para a importância da prática antirracista como estratégia para lidar com um ensino que seja pautado por questões étnico-raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismo Linguístico | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | Construindo pontes para o ensino de língua portuguesa: uma proposta raciolinguística de ensino a partir da realidade de docentes de uma escola de Ensino Médio em Horizonte – CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Nailton Pereira da Silva.pdf | 2021_art_fransilva.pdf | 320,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.