Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5798
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Nailton Pereira da-
dc.date.accessioned2024-09-09T18:32:18Z-
dc.date.available2024-09-09T18:32:18Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.identifier.citationSILVA, F. N. P. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5798-
dc.descriptionSILVA, Francisco Nailton Pereira da. Construindo pontes para o ensino de língua portuguesa: uma proposta raciolinguística de ensino a partir da realidade de docentes de uma escola de Ensino Médio em Horizonte – CE. 2021. 19f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir, sob o viés de uma linguística emancipatória e raciolinguística, as relações imbricadas no processo de ensino de língua/linguagem e práticas antirracistas. Para isso, inicialmente, baseado em autores como Nascimento (2019) e Bonfim (2016, 2020), reflete sobre o papel da Linguística Aplicada no campo geral dos Estudos da Linguagem e o seu compromisso com as epistemologias dentro do campo do estudo das relações étnico-raciais. A seguir, apresenta uma discussão sobre os processos de ensino de língua portuguesa e a lei 10.639/2003 e pontua, a partir de entrevistas com 3 docentes de uma escola de Ensino Médio regular de Horizonte – CE, suas práticas docentes e o cumprimento da lei supracitada. Por fim, apresenta duas propostas didáticas como alternativa que amplia a problematização do combate ao racismo através do ensino de língua/linguagem. A proposição aponta para a importância da prática antirracista como estratégia para lidar com um ensino que seja pautado por questões étnico-raciais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRacismo Linguísticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleConstruindo pontes para o ensino de língua portuguesa: uma proposta raciolinguística de ensino a partir da realidade de docentes de uma escola de Ensino Médio em Horizonte – CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Francisco Nailton Pereira da Silva.pdf2021_art_fransilva.pdf320,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.