Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5802
Título: A formação do leitor literário e o programa de aprendizagem na idade certa (MAIS PAIC)
Autor(es): Farias, Joanna Cavalcante Pinheiro
Palavras-chave: Leitor
Literatura
Educação básica
Data do documento: 24-Ago-2021
Citação: FARIAS, J. C. P. (2021)
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma leitura crítica do acervo literário do MAIS PAIC e de cadernos de Língua Portuguesa do projeto #ESTUDOEMCASA voltados para os estudantes cearenses dos anos finais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva da formação do leitor literário. Partimos do pressuposto de que a escola é uma das principais agentes quando se trata de formar leitores, assim, o material a ser utilizado em instituições de ensino merecem, constantemente, passar por análises para se observar se estes alcançam os objetivos a que se dispõem. Desse modo, para fundamentar o que aqui se propõe, foram feitas leituras de documentos oficiais norteadores do ensino no Brasil, a BNCC e os PCN, assim como de estudiosos que discutiram sobre o tema, como Petit (2009) e Paulino (1998), que nos mostram que os materiais do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, em parte, não fomentam a leitura literária.
Descrição: FARIAS, Joanna Cavalcante Pinheiro. A formação do leitor literário e o programa de aprendizagem na idade certa (MAIS PAIC). 2021, 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5802
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joanna Cavalcante Pinheiro FARIAS.pdf2021_art_joanfarias.pdf308,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.