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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Baticam, Sandra Tricia | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T12:52:59Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T12:52:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-04 | - |
dc.identifier.citation | BATICAM, S. T. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5805 | - |
dc.description | BATICAM, Sandra Tricia. Cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab, (2014-2017). 2018. 26f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central da pesquisa visou investigar a cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau de Ensino Superior na Unilab entre 2014-2017. Iniciemos a pesquisa contextualizando o sistema educativo guineense (principalmente durante a colonização portuguesa até meados do século XX), e, mais recentemente, no âmbito do chamado “ajustamento estrutural”, imposto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM) como condição para a renegociação de suas dívidas externas e correção de desequilíbrios socioeconômicos, nos princípios dos anos de 1990. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa como técnica de recolha e análise de dados através do uso das entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados catorze estudantes guineenses de curso de licenciatura e bacharelado, dentre os quais sete meninas e sete meninos, quatro são de curso de bacharelado e três de licenciatura, de períodos letivos distintos, a fim de perceber o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes e percepções que os estudantes guineenses têm da cooperação Brasil e Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab. O argumento central defendido no trabalho é que embora estejamos confrontados com a lógica capitalista de comércio e da acumulação de capital, a cooperação Brasil Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab evidencia um fundamento sólido duma relação com África capaz de fazer de nós cidadãos no verdadeiro sentido da palavra, fundado na legitimidade, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural, científica e diplomática do Brasil e dos países africanos de língua portuguesa por meio da formação de estudantes guineenses em ensino superior na Unilab. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cooperação Internacional | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Guiné- Bissau | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.title | Cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau de ensino superior na Unilab, (2014-2017) | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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