Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5809
Título: Modelos cognitivos idealizados: categorização e conceitualização da violência por estudantes brasileiros da Unilab-Ce
Autor(es): Bezerra, Ciciliane de Castro
Palavras-chave: Modelos Cognitivos Idealizados
Violência
Conceitualização
Data do documento: 12-Abr-2021
Citação: BEZERRA, C. C. (2021)
Resumo: Avaliamos que falar sobre violência significa abordar um assunto complexo, tendo em vista que esse conceito não tem um delineamento pronto, mas sim diversas percepções sobre ele, a depender do modo pelo qual a vivenciamos. Assim, sob a perspectiva da relação entre cognição e linguagem, baseada nos processos de natureza corpórea, buscamos identificar os Modelos Cognitivos Idealizados – MCIs que estruturam o conceito violência através de dois grupos focais, feitos com estudantes brasileiros da Unilab do gênero masculino, heterossexuais e homossexuais. Nossa abordagem teórica situa-se no campo da Linguística Cognitiva - LC (FERRARI, 2011) e nos estudos de Lakoff e Johnson (1987) sobre Modelos Cognitivos Idealizados - MCIs. A investigação qualitativa e de caráter exploratório-descritivo foi feita a partir da técnica de coleta com dois grupos focais, com três participantes cada, dos quais buscamos entender e comparar a conceitualização do termo violência em suas falas. Diante dos resultados e, através da comparação dos MCIs dos dois grupos, percebemos uma diferença específica nas falas dos alunos do Grupo Focal A, o grupo dos heterossexuais, uma conceitualização de violência mais física e visível; já no Grupo Focal B, dos homossexuais, uma conceitualização de violência mais subjetiva e invisível. Em suma, o nosso estudo apresentou uma construção de sentidos acerca do termo violência, os quais emergiram a partir de categorizações estruturadas e baseadas em experiências físicas, psicológicas e socioculturais. A violência, nestes casos, é vista de forma predominante como um dano físico e subjetivo.
Descrição: BEZERRA, Ciciliane de Castro. Modelos cognitivos idealizados: categorização e conceitualização da violência por estudantes brasileiros da Unilab-CE. 2021, 47f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5809
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CICILIANE DE CASTRO BEZERRA.pdf2021_mono_ciclbezerra.pdf479,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.