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dc.contributor.authorDias, Kelly Roberta de Lima-
dc.date.accessioned2024-09-10T15:36:31Z-
dc.date.available2024-09-10T15:36:31Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationDIAS, K. R. L. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5811-
dc.descriptionDIAS, Kelly Roberta de Lima. O processo de aquisição da linguagem escrita por um aluno com deficiência intelectual matriculado no ensino fundamental, anos finais, de uma escola da rede pública do município de Redenção. 2021, 48f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO processo de aquisição da Linguagem Escrita ocorre a partir do momento em que o aluno inicia sua compreensão sobre os significados das representações linguísticas. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aquisição da linguagem escrita por um aluno que apresenta deficiência intelectual, considerando as intervenções realizadas durante o acompanhamento do projeto de apoio especializado inclusivo no período de fevereiro a dezembro de 2019. Desse modo, utilizamos como base teórica os estudos realizados sobre aquisição da linguagem dos autores Kail (2013), Figueiredo e Gomes (2007), Correa (1999), Flores (2015), Brandão (2009) e Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) com os estudos sobre a psicogênese da escrita. Assim, foram elaboradas e aplicadas várias atividades de leitura, interpretação textual, realização de jogos de memória, atividades em grupos. Para análise do estudo de caso, foram selecionadas apenas quatro tarefas do início e fim do primeiro e segundo semestre do ano letivo, que através dos resultados podemos constatar que o aluno conseguiu avançar de nível na sua aprendizagem, o qual se mostrou comprometido durante as aplicações. Conclui-se que a pesquisa foi exitosa, pois podemos acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita do aluno com deficiência intelectual, uma evolução da fase de desenhos para a fase silábica, ou seja, a mudança do nível 1 da linguagem escrita, para o nível 3, como também melhoras na comunicação verbal e concentração nas atividades e assim pode-se verificar a grande importância da atuação do apoio especializado em sala de aula para a aquisição de novos saberes e inclusão escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectaquisição da linguagem escritapt_BR
dc.subjectdeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectapoio especializadopt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.titleO processo de aquisição da linguagem escrita por um aluno com deficiência intelectual matriculado no ensino fundamental, anos finais, de uma escola da rede pública do município de Redençãopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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