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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Evangelista, Maria Eneylhe Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T15:48:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T15:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, M. E. P. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5812 | - |
dc.description | EVANGELISTA, Maria Eneylhe Pinheiro. A análise linguística nos livros didáticos: reflexão sobre a coleção tecendo linguagens sob a luz da gramática contextualizada e a BNCC. 2021, 54f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As contribuições dos inúmeros estudos efetivaram legalmente a análise linguística como um dos eixos de ensino da língua portuguesa. Após esse momento, os livros didáticos buscam se adequar aos parâmetros de documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular, porém, o que se percebe é que essa tarefa não é fácil diante da dificuldade de se colocar em prática uma concepção interacionista, funcional e discursiva da língua. Diante disso, este trabalho possui como objetivo central investigar sobre o ensino de análise linguística nos Livros didáticos do Ensino Fundamental, anos finais, das escolas públicas de Redenção. Para tanto, considerei como base teórica a concepção da Gramática Contextualizada (2003, 2007, 2009, 2010, 2014) e a Base Nacional Comum Curricular que apresentam uma perspectiva de ensino onde a aprendizagem deve ocorrer sob a perspectiva da análise linguística, ou seja, uma proposta de gramática fundamentada pela análise do movimento entre o objeto de estudo e o objeto de ensino nas práticas sociais. O estudo foi centralizado em quatro temáticas gramaticais presentes na seção “Reflexão sobre o uso da língua”. Em termos de resultados, verificou-se que apesar da seção ter como objetivo a reflexão do uso, a análise da gramática foi realizada a partir de uma combinação das abordagens descritivas e das abordagens normativas, sem a presença de textos integrais, levando, assim, em consideração apenas o uso de fragmentos e frases de textos que servem apenas como pretexto para o reconhecimento das conceituações, classificações e exemplificações das temáticas trabalhadas. Acreditamos que esse trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas, diante da grande necessidade de se rediscutir a importância de enxergar nos textos uma ação de linguagem que somente pode ser observada pela presença de categorias, fenômenos e fatos gramaticais que se articulam entre si, onde os sentidos criados resultam da conjunção do léxico e da gramática, do linguístico e do textual, do textual e do pragmático. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Gramática contextualizada | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | A análise linguística nos livros didáticos: reflexão sobre a coleção tecendo linguagens sob a luz da gramática contextualizada e a BNCC | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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