Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJeronimo, Maria Lucia Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-10T16:08:10Z-
dc.date.available2024-09-10T16:08:10Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.identifier.citationJERONIMO, M. L. P. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5813-
dc.descriptionJERONIMO, Maria Lucia Pereira. Atuação do professor como mediador no processo do ensino de leitura através do gênero história em quadrinhos em uma turma do ensino fundamental II no município de Redenção-CE. 2020, 43f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia surgiu das observações feitas nas aulas de leitura de uma turma do fundamental II no município de Redenção-CE, durante o período de atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pretendemos, com esse trabalho, compreender e tecer reflexões sobre como ocorre o processo de ensino de leitura, além de propor estratégias para a realização de uma aula interativa de leitura. Como base teórica sobre o ensino de leitura, nos amparamos no modelo sociopsicolinguístico de Braggio (1992, apud, PEIXOTO 2007) e Cicurel (1991, apud, LEURQUIN,2014), que apresenta quatro etapas de uma aula interativa de leitura. Consideramos também, em nossa base teórica, o modelo de sequência didática proposto por Dolz et al, (2004) e Marcuschi (2008), que trata sobre gêneros textuais. Realizamos uma atividade interventiva, através de uma sequência didática, utilizando o gênero textual História em Quadrinhos. As aulas de leitura seguiram o modelo proposto por Cicurel (1991,apud,LEURQUIN,2014), que apresenta uma aula interativa de leitura que se dá em quatro possíveis etapas. Conclui-se que a pesquisa foi exitosa e a habilidade leitora dos alunos foi ampliada por meio da mediação da professora nas aulas de leituras realizadas, que aconteceram de forma livre e atraente, utilizando teorias que colocam o aluno como indivíduos atuantes e reflexivos nas leituras que realizaram.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAula de leitura produtivapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectProfessor mediadorpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleAtuação do professor como mediador no processo do ensino de leitura através do gênero história em quadrinhos em uma turma do ensino fundamental II no município de Redenção-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUCIA PEREIRA JERONIMO.pdf2020_mono_mariajeronimo.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.