Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Mirteny Calvacante Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-09-10T16:17:31Z-
dc.date.available2024-09-10T16:17:31Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, M. C. P. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5814-
dc.descriptionLIMA, Mirteny Calvacante Pinheiro. Análise de atividades de leitura e considerações acerca do material #estudoemcasa do Mais PAIC para o 9º ano do ensino fundamental. 2021, 50f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar o caderno de atividades #EstudoEmCasa de Língua Portuguesa voltado para o 9o ano do Ensino Fundamental. Elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa - MAIS PAIC, que é o responsável pela elaboração de materiais didáticos utilizados nas escolas públicas de todo o Estado, com foco nas habilidades, em conformidade com as Matrizes do Sistema permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE), assim como pela formação continuada de docentes e de gestores cearenses, esse material foi utilizado em escolas do Estado do Ceará ao longo da pandemia da Covid-19, quando o ensino remoto foi estabelecido pelos sistemas educacionais. Analisamos neste trabalho, a análise da abordagem do ensino através dos gêneros discursivos, que são manifestações da linguagem pelas quais interagimos em sociedade. Os pressupostos teóricos que embasaram o trabalho foram os estudos de Bakhtin (2003), Schenewly e Dolz (2004), Marcuschi (2008), dentre outros, que apontam a importância dos gêneros na realização das diferentes formas de comunicação humana. Realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho documental. Os resultados expõem algumas necessidades de ajustes quanto ao trabalho com gêneros no material analisado e apresentamos, ainda, algumas possibilidades de uso para a sala de aula no qual o texto é o foco.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleAnálise de atividades de leitura e considerações acerca do material #estudoemcasa do Mais PAIC para o 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRTENY CAVALCANTE PINHEIRO LIMA.pdf2021_mono_mirtenylima.pdf431,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.