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dc.contributor.authorVaz, Ninto João Bico-
dc.date.accessioned2024-09-10T16:21:33Z-
dc.date.available2024-09-10T16:21:33Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.identifier.citationVAZ, N. J. B. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5815-
dc.descriptionVAZ, Ninto João Bico. Ensino de gênero textuais orais e escritos em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Guiné-Bissau. 2021, 53f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstracto presente trabalho tem como objetivo geral analisar a perspectiva dos gêneros textuais empregada em atividades de leitura e produção de texto expressas no livro didático, “Comunicar... em Português 5” de quinto ano, utilizado em escolas de Guiné-Bissau visto que os objetivos da perspectiva do ensino por meio dos gêneros textuais é a ampliar as competências comunicativas dos alunos. Para tanto fundamenta-se com Schneuwly e Dolz (2004) os gêneros orais e escritos na escola; Cicurel (2020) com o conceito de “O agir professoral e pratica de sala de aula”; e por fim, embasa-se com Pavão (2006) sobre o conceito do Livro Didático e seu ensino. O trabalho realiza-se sob o método indutivo e a pesquisa documental, em o procedimento de coleta de dados se baseia em análise das atividades desse livro didático de quinto ano, utilizado em escola nacionais da Guiné-Bissau. No entanto, a pesquisa concluiu que os autores do livro didático, manifestam, nas atividades de leitura e produção de texto, pouco conhecimento sobre o ensino de língua portuguesa a partir de gêneros textuais, desconhecendo os objetivos dessa perspectiva, que é a ampliação das competências comunicativas dos alunos, e, ainda, constata-se que, não trabalham com base na perspectiva do texto, que materializa o gênero como unidade de ensino da língua portuguesa. Os gêneros textuais são como suportes de ensino de língua portuguesa e não como o objeto de ensino aprendizagem nas atividades de leitura, produção de texto. Diante disso, verificou-se que os gêneros textuais são poucos utilizados para o ensino de língua portuguesa nas escolas e isso se materializa nas atividades de leitura e produção de textos contidas no livro didático analisado. E, por fim, constatou-se que o texto é concebido como produto para analise gramatical, desse modo, o ensino se contempla na forma prescritiva, onde a análise gramatical é epicentro das aulas de leitura, produção de textos e propriamente de gramática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleEnsino de gênero textuais orais e escritos em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

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