Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Alessandra Fonsêca-
dc.date.accessioned2024-09-10T16:51:14Z-
dc.date.available2024-09-10T16:51:14Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. F. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5817-
dc.descriptionPEREIRA, Alessandra Fonsêca. A importância dos relatos autobiográficos para valorização da identidade dos educandos do assentamento 24 de abril. 2022, 23f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposta de ensino realizada através de um projeto com jovens e adultos da comunidade Assentamento 24 de Abril, assentamento de reforma agrária localizado em Acarape – Ceará. Com o objetivo de ressaltar a importância dos relatos autobiográficos para valorização da identidade dos alunos participantes, o projeto foi realizado através de oficinas virtuais que visavam trabalhar o gênero autobiografia, suas definições, características e sua importância para a identidade de cada aluno frente a seus papéis desenvolvidos na sociedade. Os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa foram Freire (2002), com foco na obra Pedagogia da Autonomia, perspectiva decolonial de educação de Mignolo (2018) e Quijano (2005). Com o propósito de promover uma metodologia de ensino contextualizada para a comunidade e assim promover um ambiente de ensino ético e respeitoso como afirma Freire (2002). Elaboramos uma proposta de oficinas em que os alunos contribuíram durante as práticas com relatos orais através de discussões levantadas em conjunto e se manifestaram em relação à importância de suas memórias construídas ao longo de suas vidas dentro da comunidade. Ao fim das oficinas os alunos produziram suas próprias autobiografias com seus relatos e memórias. Por fim, pode constatar-se que as oficinas e as discussões desenvolvidas ao longo do projeto foram concluídas de forma a valorizar e empoderar as histórias de vida dos alunos e do Assentamento 24 de Abril.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectpensamento decolonialpt_BR
dc.titleA importância dos relatos autobiográficos para valorização da identidade dos educandos do assentamento 24 de abrilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA FONSÊCA PEREIRA.pdf2022_art_alesspereira.pdf304,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.