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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sané, Manga | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T17:59:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T17:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SANÉ, M. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5825 | - |
dc.description | SANÉ, Manga. A representação da escola na literatura de Bã, Appiah, Abdulai Sila e Tony Costa. 2021, 43f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da escola nas obras de Hampatê Bâ (2003), Amkoullel, o Menino Fula, de Kwame Appiah (1993), Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura, de Abdulai Sila (2011), A última tragédia e Memórias SOMânticas (2016), bem como de Tony Costa (2014), com o título Ntin. No subtítulo 2, analisamos através da obra de Bâ e Appiah, de uma forma sintética, o percurso desses escritores e a importância da escola na sua formação durante o período colonial, e a desconstrução de dito popular que desvaloriza a escola para as crianças, não só, mas também a transformação que a língua crioula tem sofrido pela elite guineense. Já no subtítulo 3, verificamos com mais precisão passagens dos romances de Abdulai Sila, demonstrando a presença da escola, e a falta de estrutura nas escolas populares, bem como a falta de professores qualificados na área, tanto no período colonial, quanto no período pós-independência; comparamos assim com a situação da educação na Guiné-Bissau atualmente. No subtítulo 4, acrescentamos uma breve análise da representação da escola na obra Ntin, de Tony Costa, já para no subtítulo 5, discutimos os valores da educação pela perspectiva da oralidade e a literatura escrita, de forma crítica voltada à situação em que se encontra a literatura guineense. Nas considerações finais, ponderamos sobre a importância da formação acadêmica de discentes na educação pública e a importância da literatura neste contexto, para que haja perspectivas de mudança num cenário futuro em Guiné-Bissau. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Literaturas Africanas | pt_BR |
dc.title | A representação da escola na literatura de Bã, Appiah, Abdulai Sila e Tony Costa | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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