Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5825
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSané, Manga-
dc.date.accessioned2024-09-10T17:59:28Z-
dc.date.available2024-09-10T17:59:28Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationSANÉ, M. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5825-
dc.descriptionSANÉ, Manga. A representação da escola na literatura de Bã, Appiah, Abdulai Sila e Tony Costa. 2021, 43f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da escola nas obras de Hampatê Bâ (2003), Amkoullel, o Menino Fula, de Kwame Appiah (1993), Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura, de Abdulai Sila (2011), A última tragédia e Memórias SOMânticas (2016), bem como de Tony Costa (2014), com o título Ntin. No subtítulo 2, analisamos através da obra de Bâ e Appiah, de uma forma sintética, o percurso desses escritores e a importância da escola na sua formação durante o período colonial, e a desconstrução de dito popular que desvaloriza a escola para as crianças, não só, mas também a transformação que a língua crioula tem sofrido pela elite guineense. Já no subtítulo 3, verificamos com mais precisão passagens dos romances de Abdulai Sila, demonstrando a presença da escola, e a falta de estrutura nas escolas populares, bem como a falta de professores qualificados na área, tanto no período colonial, quanto no período pós-independência; comparamos assim com a situação da educação na Guiné-Bissau atualmente. No subtítulo 4, acrescentamos uma breve análise da representação da escola na obra Ntin, de Tony Costa, já para no subtítulo 5, discutimos os valores da educação pela perspectiva da oralidade e a literatura escrita, de forma crítica voltada à situação em que se encontra a literatura guineense. Nas considerações finais, ponderamos sobre a importância da formação acadêmica de discentes na educação pública e a importância da literatura neste contexto, para que haja perspectivas de mudança num cenário futuro em Guiné-Bissau.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiteraturas Africanaspt_BR
dc.titleA representação da escola na literatura de Bã, Appiah, Abdulai Sila e Tony Costapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MANGA SANÉ.pdf2021_mono_mansané.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.