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dc.contributor.authorViana, Lucas Moreira-
dc.date.accessioned2024-09-10T18:28:35Z-
dc.date.available2024-09-10T18:28:35Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationVIANA, L. M. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5827-
dc.descriptionVIANA, Lucas Moreira. A construção de Fernando Haddad como antagonista em mensagens divulgadas pela base bolsonarista em grupos de Whatsapp na campanha eleitoral de 2018. 2020. 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar como é construída a personagem do então candidato à presidência Fernando Haddad nas mensagens compartilhadas em grupos de Whatsapp durante o período de 1 de abril de 2018 a 31 de dezembro de 2018, bem como analisar o conflito criado por elas e as funções ocupadas por cada uma das personagens. A fundamentação teórica é composta pelos estudos de Patrick Charaudeau (2006) e de Luiz Gonzaga Motta (2013). O primeiro, sobre o contrato de informação midiático, que apresenta discussões acerca do contrato de comunicação oral, a identidade das instâncias de informação, a finalidade do contrato midiático e as circunstâncias das informações; O segundo, principalmente no que se refere aos planos da expressão, história e metanarrativa e aos seis movimentos de análise narrativa propostas pelo autor. A metodologia decorreu da análise de dados coletados através de uma ferramenta chamada “Monitor de Whatsapp”, no que se refere a construção de Fernando Haddad como antagonista através do uso de determinadas “visadas” na construção das narrativas, com o interesse de causar certos efeitos no leitor. Assim, os resultados apontam para um conflito entre supostos ideais de esquerda e direita. Nesse conflito, Jair Bolsonaro é construído como protagonista, através de uma imagem de herói da pátria, para isso é utilizado um discurso de glorificação, através da visada de páthos, ao tentar causar no leitor os sentimentos de patriotismo e esperança. Fernando Haddad, por sua vez, é construído como antagonista, através do uso de visadas incitativas, ao tentarem convencer o leitor de determinadas informações e, também, da visada de páthos que, ao contrário do anterior, é utilizada para causar o sentimento de repúdio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.subjectFernando Haddadpt_BR
dc.titleA construção de Fernando Haddad como antagonista em mensagens divulgadas pela base bolsonarista em grupos de Whatsapp na campanha eleitoral de 2018pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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