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dc.contributor.authorBraga, Raquel de Fátima Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-10T19:59:26Z-
dc.date.available2024-09-10T19:59:26Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationBRAGA, R. F. G. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5834-
dc.descriptionBRAGA, Raquel de Fátima Gomes. Projeto EJA – Diálogos: Uma proposta de ensino decolonial realizada com mulheres da Educação de Jovens e Adultos. 2022, 45f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de ensino decolonial realizada através de oficinas de Língua Portuguesa para o desenvolvimento do senso crítico e das habilidades de leitura e escrita de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos. As oficinas ocorreram em formato remoto, por meio do Projeto EJA – Diálogos, abordando temas socialmente relevantes para conscientizar essas mulheres sobre o lugar social que ocupam, seus desafios e suas possibilidades. Além da perspectiva decolonial de ensino, que visa reduzir os problemas herdados da colonização e reestruturar a sociedade para melhorar as condições de vida da população através da educação, rompendo com as estruturas curriculares e pedagógicas tradicionais, fundamentamo-nos na pedagogia crítica de Paulo Freire e na pedagogia engajada de bell hooks para a realização das ações aqui expostas, bem como para as análises e reflexões propostas. Com base no que foi realizado no projeto, discutimos, neste trabalho, as contribuições do ensino decolonial de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos, considerando as particularidades de seu público e destacando o papel do professor enquanto mediador neste tipo de abordagem. A partir da discussão aqui estabelecida, buscou-se olhar para a EJA com a sensibilidade que esta requer e melhorar a qualidade dos processos de ensino- aprendizagem, conscientizando o/a professor/a em seu fazer docente para facilitar o acesso e a construção de conhecimentos, favorecendo a plena participação do aluno em sociedade, a busca por seus direitos e por melhores condições de vida e o questionamento das relações de poder através da educação formal. Conseguimos através, das ações realizadas, desenvolver o posicionamento crítico e a autonomia das alunas, além de aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e oralidade a partir do diálogo entre conhecimentos formais e informais numa perspectiva coletiva de ensino-aprendizagem e construção de saberes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino decolonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.title_Projeto EJA – Diálogos: Uma proposta de ensino decolonial realizada com mulheres da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

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