Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Anjos, Sandra Katia Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T20:18:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T20:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, S. K. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5835 | - |
dc.description | ANJOS, Sandra Katia Silva dos. O ensino de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua, numa abordagem bilíngue: uma discussão necessária nas licenciaturas. 2020, 49f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor uma discussão a respeito do ensino de Língua Portuguesa para a pessoa surda nos cursos de licenciatura, mais especificamente em Letras, tendo em vista a falta de abordagens metodológicas de ensino que priorizem a Língua de Sinais como primeira língua – a Libras. Portanto é preciso que o futuro educador compreenda que o ensino de Língua Portuguesa deve ocorrer de maneira contextualizada, e, a partir da construção de conhecimentos em uma língua de possível compreensão para o surdo, ou seja em Libras. As dificuldades de aprendizagem do surdo não são inerentes a sua condição de surdez, e sim por não serem levadas em conta as especificidades linguísticas desse processo. Dessa forma, e buscando fundamentação em pressupostos teóricos, o presente trabalho traz para o espaço acadêmico a necessidade de uma discussão para estudos de metodologias que deem prioridade ao uso de Libras como língua de instrução necessária para a aquisição de conhecimentos em leitura e escrita com didáticas que favoreçam as trocas dialógicas que deverão nortear a aprendizagem permitindo assim a compreensão e a aquisição de conhecimentos pelas pessoas surdas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | surdos | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | metodologias | pt_BR |
dc.subject | segunda-língua | pt_BR |
dc.subject | licenciaturas | pt_BR |
dc.title | O ensino de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua, numa abordagem bilíngue: uma discussão necessária nas licenciaturas | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANDRA KATIA SILVA DOS ANJOS.pdf | sandanjos.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.