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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Janael Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T16:17:14Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11T16:17:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, J. T. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5838 | - |
dc.description | GOMES, Janael Teixeira. A Libras no ensino fundamental e o ensino bilíngue: uma proposta inclusiva diante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Redenção (CE). 2023, 36f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a respeito do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de mediação no ensino a alunos surdos no Brasil em seu processo de alfabetização, além de abordar a respeito da implementação da proposta de ensino bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) nas escolas no que compete ao ensino a alunos surdos ou com deficiência auditiva enquanto abordagem de ensino inclusivo. Analisamos ainda a atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em Redenção diante a inclusão da pessoa surda no ambiente escolar mediada pela presença da Libras em seu processo de ensino. Desta forma, este trabalho realizou-se mediante análise do atendimento do AEE a alunos surdos ou com deficiência auditiva matriculados nas escolas municipais de Redenção. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa que resulta em uma análise bibliográfica e documental. Para tanto está fundamentada na análise teórica dos trabalhos dos seguintes autores: Almeida (2018); Bortolotti (2007); Dizeu e Caporali (2005); Gai e Naujorks (2006); Goldfeld (2002); Moret (et al, 2017); Quadros (2008); Quadros e Schimiedt (2006), por sua vez, os autores defendem a utilização da Libras bem como do ensino bilíngue na mediação do ensino ao aluno surdo por considerarem a abordagem eficiente no que compete a oferta de condições educacionais voltadas para o ensino de alunos surdos e de alunos com deficiência auditiva de maneira a dar suporte a sua permanência no ambiente escolar. Contudo, verificou- se que o contato com a Libras pelos surdos matriculados na rede de ensino de Redenção está limitado ao atendimento educacional realizado semanalmente pelos professores que integram o AEE de Redenção, quanto a proposta da educação bilíngue, esta é evidenciada diante a articulação de atividades desenvolvidas pelos profissionais do AEE em Redenção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | A Libras no ensino fundamental e o ensino bilíngue: uma proposta inclusiva diante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Redenção (CE) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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