Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5842
Título: Análise dos movimentos retóricos do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes da UNILAB
Autor(es): Silva, Leticia Lima
Palavras-chave: Resumo acadêmico
movimento retórico
reformulação
Data do documento: 3-Jan-2023
Citação: SILVA, L. L. (2023)
Resumo: No decorrer da vida acadêmica, nos deparamos com uma infinidade de gêneros acadêmicos, o que torna relevante o estudo em torno desse tema, a presente pesquisa é referente ao gênero resumo/abstract, gênero esse, que é de inteira importância pra a vida acadêmica. O objetivo desse trabalho é observar a evolução na escrita dos estudantes e analisar as semelhanças e diferenças na construção e estruturação do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes do curso de Letras Língua-portuguesa da UNILAB, Redenção-Ce, tendo como referencial teórico (Swales,1990; Motta-Roth e Hendges, 2010 e Biasi-Rodrigues, 2009). Em nossa metodologia, a investigação do corpus aconteceu pelo levantamento de 10 resumos nos componentes curriculares obrigatórios das disciplinas de LPT 1 e TCC 2. Os resultados sugeriram semelhanças nas descrições retóricas, o que possibilitou uma proposta de reformulação no quadro de movimentos retóricos, assim como, também uma evolução na escrita acadêmica dos estudantes.
Descrição: SILVA, Leticia Lima. Análise dos movimentos retóricos do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes da UNILAB. 2023, 45f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5842
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA LIMA SILVA.pdf2023_mono_letsilva.pdf358 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.