Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Josiane Martins-
dc.date.accessioned2024-09-12T16:19:21Z-
dc.date.available2024-09-12T16:19:21Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO, M. J. M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5846-
dc.descriptionRIBEIRO, Maria Josiane Martins. Fonte cruzada: tecendo nós com arte e linguagem na educação de jovens e adultos. 2023, 55f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA partir de uma observação para com a demanda de um projeto envolvendo arte e linguagens no Centro Educacional de Jovens e Adultos- Donaninha Arruda, localizado na cidade de Baturité-Ce que surgiu o curso de aprendizagem do macramê; tipo de artesanato produzido a mão. Para tanto, foi formada uma turma composta por mulheres que hoje são parte integrante do coletivo Interlaços, este que promove a interação de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para uma tecnologia social. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de oficinas de leitura crítica em uma perspectiva decolonial para a promoção do empoderamento feminino. Especificamente com o foco de 1) Descrever o perfil das participantes do curso de Artes e linguagens do Centro Educacional Donaninha Arruda-CEJA; 2) Investigar, por meio dos relatos de experiências no formato de Podcast, o desenvolvimento dos diálogos na perspectiva do Feminismo Decolonial, debates acerca das relações de interseccionalidade para ampliação da consciência crítica e empoderamento feminino. E 3) Verificar, por meio dos relatos de experiências nos Podcasts, os impactos das oficinas no desenvolvimento da consciência crítica. E para as discussões dentro do grupo é utilizado um embasamento teórico de autores como: bell hooks (2013) e Freire (1996) no que tange discussões sobre ensino e sala de aula e Crenshaw (2002); Collins e Bilge (2019) elucidando sobre intersecionalidade; dentre outras autorias que auxiliam na didática do curso. A metodologia adotada para a realização das ações são: descrição do perfil das participantes, produção do podcast e verificação dos relatos das integrantes do coletivo. Nossas considerações são voltadas para consciência crítica em espaços educacionais, como também incentiva a construção de pontes que promovam a interdisciplinaridade de conhecimentos plurais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subjectempoderamentopt_BR
dc.titleFonte cruzada: tecendo nós com arte e linguagem na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSIANE MARTINS RIBEIRO.pdf2023_mono_mariaribeiro.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.