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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Maria Josiane Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T16:19:21Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T16:19:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, M. J. M. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5846 | - |
dc.description | RIBEIRO, Maria Josiane Martins. Fonte cruzada: tecendo nós com arte e linguagem na educação de jovens e adultos. 2023, 55f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de uma observação para com a demanda de um projeto envolvendo arte e linguagens no Centro Educacional de Jovens e Adultos- Donaninha Arruda, localizado na cidade de Baturité-Ce que surgiu o curso de aprendizagem do macramê; tipo de artesanato produzido a mão. Para tanto, foi formada uma turma composta por mulheres que hoje são parte integrante do coletivo Interlaços, este que promove a interação de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para uma tecnologia social. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de oficinas de leitura crítica em uma perspectiva decolonial para a promoção do empoderamento feminino. Especificamente com o foco de 1) Descrever o perfil das participantes do curso de Artes e linguagens do Centro Educacional Donaninha Arruda-CEJA; 2) Investigar, por meio dos relatos de experiências no formato de Podcast, o desenvolvimento dos diálogos na perspectiva do Feminismo Decolonial, debates acerca das relações de interseccionalidade para ampliação da consciência crítica e empoderamento feminino. E 3) Verificar, por meio dos relatos de experiências nos Podcasts, os impactos das oficinas no desenvolvimento da consciência crítica. E para as discussões dentro do grupo é utilizado um embasamento teórico de autores como: bell hooks (2013) e Freire (1996) no que tange discussões sobre ensino e sala de aula e Crenshaw (2002); Collins e Bilge (2019) elucidando sobre intersecionalidade; dentre outras autorias que auxiliam na didática do curso. A metodologia adotada para a realização das ações são: descrição do perfil das participantes, produção do podcast e verificação dos relatos das integrantes do coletivo. Nossas considerações são voltadas para consciência crítica em espaços educacionais, como também incentiva a construção de pontes que promovam a interdisciplinaridade de conhecimentos plurais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.subject | arte | pt_BR |
dc.subject | empoderamento | pt_BR |
dc.title | Fonte cruzada: tecendo nós com arte e linguagem na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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