Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Maria Nayne da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-12T16:42:30Z-
dc.date.available2024-09-12T16:42:30Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationPONTES, M. N. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5847-
dc.descriptionPONTES, Maria Nayne da Silva. Por um ensino decolonial: um olhar a partir das práticas do clube de leitura "interados". 2023, 41f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como ensino decolonial por meio das práticas adotadas no clube de leitura “Interados” pelos bolsistas do subprojeto de Letras – Língua Portuguesa da Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especificamente, considera-se o papel dos aspectos decoloniais no desenvolvimento de uma educação crítica e humanista. Para atingir este objetivo foram adotadas as noções teóricas sobre o ensino decolonial (Quijano, 2005; hooks, 2013), Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2009) e a contribuição do clube de leitura “Interados”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia qualitativa apoiada na pesquisa bibliográfica. Para tanto, discute-se a importância do ensino decolonial e seu desenvolvimento no projeto do PIBID, tendo em vista que a perspectiva decolonial visa construir novas formas de pensar e se posicionar diante dos padrões estabelecidos pelo mundo. Como resultado, verificou-se que o PIBID, por meio do clube de Leitura “Interados”, realizou atividades com perspectivas decoloniais que possibilitaram novas visões e conhecimento acerca da diversidade cultural presente no mundo, além de verificar que as metodologias adotadas fortaleceram uma prática decolonial para o desenvolvimento crítico dos estudantes e futuros professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino Decolonialpt_BR
dc.subjectClube de Leitura “Interados”pt_BR
dc.titlePor um ensino decolonial: um olhar a partir das práticas do clube de leitura "interados"pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA NAYNE DA SILVA PONTES.pdf2023_mono_mariapontes.pdf454,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.