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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pontes, Maria Nayne da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T16:42:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T16:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, M. N. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5847 | - |
dc.description | PONTES, Maria Nayne da Silva. Por um ensino decolonial: um olhar a partir das práticas do clube de leitura "interados". 2023, 41f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como ensino decolonial por meio das práticas adotadas no clube de leitura “Interados” pelos bolsistas do subprojeto de Letras – Língua Portuguesa da Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especificamente, considera-se o papel dos aspectos decoloniais no desenvolvimento de uma educação crítica e humanista. Para atingir este objetivo foram adotadas as noções teóricas sobre o ensino decolonial (Quijano, 2005; hooks, 2013), Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2009) e a contribuição do clube de leitura “Interados”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia qualitativa apoiada na pesquisa bibliográfica. Para tanto, discute-se a importância do ensino decolonial e seu desenvolvimento no projeto do PIBID, tendo em vista que a perspectiva decolonial visa construir novas formas de pensar e se posicionar diante dos padrões estabelecidos pelo mundo. Como resultado, verificou-se que o PIBID, por meio do clube de Leitura “Interados”, realizou atividades com perspectivas decoloniais que possibilitaram novas visões e conhecimento acerca da diversidade cultural presente no mundo, além de verificar que as metodologias adotadas fortaleceram uma prática decolonial para o desenvolvimento crítico dos estudantes e futuros professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Ensino Decolonial | pt_BR |
dc.subject | Clube de Leitura “Interados” | pt_BR |
dc.title | Por um ensino decolonial: um olhar a partir das práticas do clube de leitura "interados" | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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