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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Camparam, Martiniza José | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T17:18:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T17:18:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | CAMPARAM, M. J. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5848 | - |
dc.description | CAMPARAM, Martiniza José. Formação leitora dos estudantes guineenses do curso de Letras - Língua Portuguesa da Unilab-CE. 2023, 55f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Formar leitores competentes é um desafio crucial e indispensável para a constituição de um sujeito autónomo, pois a leitura nos possibilita compreender o mundo à nossa volta e construir uma capacidade crítica-reflexiva enquanto seres humanos. Neste sentido, a presente produção objetiva investigar como o percurso leitor dos estudantes guineenses do curso de Letras Língua Portuguesa da UNILAB influencia no seu desenvolvimento acadêmico. Partimos da hipótese de que esses estudantes, ex- alunos do sistema de ensino guineense, só são preparados para desenvolver a capacidade de leitura em voz alta e decodificar os símbolos gráficos, pois acreditamos que nesse sistema de ensino a prática de leitura é meramente enfadonha, ou seja, não há uma intervenção didática que visa constituir uma prática significativa de leitura na qual os alunos terão a capacidade de imergir no texto e compreender suas leituras. O estudo fundamenta-se nas bases teóricas de: Solé (2014), Peixoto (2007), Silva (2017), Antunes (2003), Kleiman (2011), Leffa (1996) e Ié e Có (2021). Para descrever o percurso leitor desses estudantes, aplicamos questionário estruturado a 18 estudantes guineenses do curso de Letras Língua Portuguesa da UNILAB. E referente aos resultados, constatamos que a cultura leitora foi ou está sendo adquirida pela maioria dos participantes no ensino superior, o que contribuiu significativamente para reparar a carência da prática de leitura que esses estudantes tinham antes, no Ensino Básico e médio. Conclui-se que, embora a formação leitora adquirida pela maioria dos participantes no ensino básico não seja o ideal, o percurso leitor dos estudantes guineenses do curso de Letras Língua Portuguesa da UNILAB influenciou e continua influenciando positivamente nos seus desenvolvimentos acadêmicos, principalmente a prática de leitura cultivada na universidade, tendo em vista que a constituição leitora é um processo contínuo do qual esses alunos ainda participam e isso influencia no processo de desenvolvimento acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação leitora | pt_BR |
dc.subject | Prática e Percurso de leitura | pt_BR |
dc.subject | leitura. Estudante guineense de Letras LP da UNILAB | pt_BR |
dc.title | Formação leitora dos estudantes guineenses do curso de Letras - Língua Portuguesa da Unilab-CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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