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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Carlos Adriel Xavier da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T19:47:22Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T19:47:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. A. X. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5852 | - |
dc.description | SILVA, Carlos Adriel Xavier da. A formação do letramento crítico no ensino fundamental: discussões sobre gênero, raça e classe a partir do conto olhos d'água de Conceição Evaristo e o v´deoclipe boa esperança, do Emicida. 2024, 43f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento do Letramento Crítico promove a capacidade do indivíduo social ler, refletir e posicionar-se mediante a contextualização de assuntos que dizem respeito às vivências que representam o gênero, a classe e a raça dos estudantes. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo promover a reflexão e a transformação por meio do Letramento Crítico a partir do conto Olhos d’água de Conceição Evaristo e o videoclipe Boa Esperança, de Emicida, através da proposta de Sequência Didática desenvolvida na turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método pesquisa-ação de caráter qualitativo, em que foram realizadas oficinas de leitura organizadas através de uma sequência didática elaborada a partir do conto Olhos d’água, da autora Conceição Evaristo em diálogo com videoclipe Boa Esperança, do Emicida. Para análise dos dados coletados, foram selecionados os questionários de 5 (cinco) estudantes, os quais foram identificados na seção de análise e discussão como Aluno A, B, C, D e E. Conforme os resultados obtidos, é perceptível lacunas existentes no cumprimento do ensino da Lei 10.639/03 e na descolonização do currículo escolar que afasta os estudantes dos espaços de fala que lhes são garantidos na escola. O Letramento Crítico na Educação Básica ainda é uma realidade distante e que só será desenvolvida com afinco quando os docentes, em sua maioria, aceitar a ideia de serem educadores antirracistas que promovem as discussões interseccionais a partir de vivências contextualizadas em suas experiências relacionando com a dos estudantes. O estudo possui sua relevância no que concerne a exigência da capacitação dos docentes para exercício de práticas que promovam a contextualização do ensino com as vivências dos estudantes, desconstruindo os métodos coloniais e ressignificando o ensino de leitura, com objetivo de promover a formação do pensamento crítico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.title | A formação do letramento crítico no ensino fundamental: discussões sobre gênero, raça e classe a partir do conto olhos d'água de Conceição Evaristo e o v´deoclipe boa esperança, do Emicida | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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