Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bruna Clézia dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-16T14:12:07Z-
dc.date.available2024-09-16T14:12:07Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, B. C. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887-
dc.descriptionSILVA, Bruna Clézia dos Santos. Biblioteca comunitária patativa do assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, temos como objetivo construir uma reflexão epistêmica acerca do ensino tradicional pelo qual o sistema de colonialidade do ser, do saber e do poder se projeta, à luz dos autores (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2003; BALLESTRIN, 2013), apresentamos esta pesquisa na área da linguística aplicada (LA), aliada a teoria decolonial do ensino como forma de construir novas condições sociais, políticas, culturais e também de pensamento, admitindo a práxis (FREIRE, 1987) como peça fundamental para o desmantelamento do ensino hegemônico, propomos a iniciativa da Biblioteca Comunitária Patativa do Assaré, localizada no município de Pentecoste-Ce, enquanto estratégia de ensino decolonial, emergente em território periférico (Santos, 2012) a qual contribui na missão de decolonizar o campo do ensino, pensando na educação como prática de liberdade (FREIRE,1997; HOOKS, 2013). Por fim, nossa pesquisa transgride ainda a abordagem interpretativista, à medida que consideramos a construção de uma agenda propositiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleBiblioteca comunitária Patativa do Assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniaispt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA CLÉZIA DOS SANTOS SILVA .pdf2022_art_brunasilva.pdf300,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.