Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Bruna Clézia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T14:12:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T14:12:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. C. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887 | - |
dc.description | SILVA, Bruna Clézia dos Santos. Biblioteca comunitária patativa do assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, temos como objetivo construir uma reflexão epistêmica acerca do ensino tradicional pelo qual o sistema de colonialidade do ser, do saber e do poder se projeta, à luz dos autores (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2003; BALLESTRIN, 2013), apresentamos esta pesquisa na área da linguística aplicada (LA), aliada a teoria decolonial do ensino como forma de construir novas condições sociais, políticas, culturais e também de pensamento, admitindo a práxis (FREIRE, 1987) como peça fundamental para o desmantelamento do ensino hegemônico, propomos a iniciativa da Biblioteca Comunitária Patativa do Assaré, localizada no município de Pentecoste-Ce, enquanto estratégia de ensino decolonial, emergente em território periférico (Santos, 2012) a qual contribui na missão de decolonizar o campo do ensino, pensando na educação como prática de liberdade (FREIRE,1997; HOOKS, 2013). Por fim, nossa pesquisa transgride ainda a abordagem interpretativista, à medida que consideramos a construção de uma agenda propositiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca comunitária | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.title | Biblioteca comunitária Patativa do Assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA CLÉZIA DOS SANTOS SILVA .pdf | 2022_art_brunasilva.pdf | 300,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.