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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5894
Título: | Políticas linguísticas educacionais no contexto multilíngue: caso da Guiné-Bissau |
Autor(es): | Cunha, Marcelino Issa da |
Palavras-chave: | Políticas Linguísticas Ensino guineense Língua portuguesa Guiné-Bissau |
Data do documento: | 18-Jul-2022 |
Citação: | CUNHA, M. I. (2022) |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas linguísticas educacionais voltadas para o ensino de língua portuguesa no contexto do multilinguismo guineense, e à realidade sociocultural dos estudantes da educação básica. Assim, esta pesquisa busca contribuir na melhoria do sistema educativo guineense, visto que existem poucas pesquisas e estudos voltados à área das políticas linguísticas e quase nenhuma relacionada às políticas linguísticas educacionais e análise dos documentos legais que regem o sistema educativo do país, dando ênfase aos níveis de Ensino Básico. Para fundamentação da nossa pesquisa, utilizamos trabalhos que trataram dos assuntos semelhantes, que são as políticas linguísticas e educacionais na Guiné-Bissau entres os quais: Augel (1996), Cá (1999), Cá (2019), Couto (1990), Fonseca (2011), Mendes (2019), entre outros. Para o suporte metodológico, utilizamos o método bibliográfico e documental. Quanto à abordagem qualitativa, usamos a técnica de análise de conteúdo dos documentos legais que regem o sistema educativo do país, quais sejam: as diretrizes da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), Plano Setorial da Educação (PSE), Carta da Política do Setor Educativo (CPSE), Regulamento do Sistema de Avaliação (RSA), para o Ensino Básico em sistematização do histórico das políticas educacionais na Guiné- Bissau. Para contrapor à análise dos documentos, utilizamos questionários objetivos com o intuito de obter informações reais. Estes questionários foram aplicados aos professores, sendo quatro professores, dois da zona rural (tabancas) e dois da zona urbana (cidade). Concluímos que, para o Ensino Básico na Guiné- Bissau, são executadas políticas linguísticas educacionais que não são voltadas à língua materna dos estudantes e que os manuais escolares são produzidos em Portugal no contexto português, neste caso não existe uma política educacional e linguística voltada à realidade dos alunos. De acordo com as respostas dos professores, percebe-se que há escolas nas quais as normas previstas nos documentos não são seguidas no âmbito da educação básica e, por isso, é importante enfatizar que há necessidade de formar docentes conscientes na área de políticas linguísticas educacionais e que saibam traçar e explicar essas almejadas políticas. |
Descrição: | CUNHA, Marcelino Issa da. Políticas linguísticas educacionais no contexto multilíngue: caso da Guiné-Bissau. 2022. 27f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5894 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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