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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Vanessa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T16:14:34Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T16:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, V. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5903 | - |
dc.description | LIMA, Vanessa Santos. Autismo no Brasil e inclusão no espaço escolar: estratégias de ensino na educação do aluno com TEA. 2022. 27f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação inclusiva, fazendo parte das mudanças epistemológicas ocorridas na educação, manifesta- se como concepção de favorecer o acesso de pessoas às instituições da rede de ensino básico e superior, assimcomo certificar a sua continuidade na educação, de modo que assegure a sua integralização conforme as suas especialidades de vida. Todavia, é possível que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentecerta limitação na interação das funções motoras e psíquicas que, por sua vez, poderá causar danos nas áreas da vida social, afetiva e de aprendizagem do indivíduo. Nesse sentido, considerando esta realidade, a presente pesquisa objetiva analisar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno autista na sala de aula de ensino regular, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Caracteriza-se como qualitativa e descritiva, tendo como instrumento um questionário virtual aplicado a duas professoras que atuam no AEE em duas escolas da rede pública, situadas no Município de Barreira/Ceará. Para designar o Transtorno do Espectro Autista, tivemos como base teórica os autores Mantoan (2003), Libâneo (1994), além da Lei no 12.764/2012. Com os resultados obtidos, concluímos que o município deve ofertar às docentes do Atendimento Educacional Especializado formação continuada relacionada ao ensino do aluno com TEA, tendo em vista a falta de formação adequada das professoras. Percebe-se, também, a ausência de materiais adequados, que nos leva a concluir que o processo de inclusão não acontece nas escolas em questão, o que pode causar problemas no ensino, na educação inclusiva e no AEE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.title | Autismo no Brasil e inclusão no espaço escolar: estratégias de ensino na educação do aluno com TEA | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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