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dc.contributor.authorLima, Vanessa Santos-
dc.date.accessioned2024-09-16T16:14:34Z-
dc.date.available2024-09-16T16:14:34Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationLIMA, V. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5903-
dc.descriptionLIMA, Vanessa Santos. Autismo no Brasil e inclusão no espaço escolar: estratégias de ensino na educação do aluno com TEA. 2022. 27f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação inclusiva, fazendo parte das mudanças epistemológicas ocorridas na educação, manifesta- se como concepção de favorecer o acesso de pessoas às instituições da rede de ensino básico e superior, assimcomo certificar a sua continuidade na educação, de modo que assegure a sua integralização conforme as suas especialidades de vida. Todavia, é possível que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentecerta limitação na interação das funções motoras e psíquicas que, por sua vez, poderá causar danos nas áreas da vida social, afetiva e de aprendizagem do indivíduo. Nesse sentido, considerando esta realidade, a presente pesquisa objetiva analisar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno autista na sala de aula de ensino regular, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Caracteriza-se como qualitativa e descritiva, tendo como instrumento um questionário virtual aplicado a duas professoras que atuam no AEE em duas escolas da rede pública, situadas no Município de Barreira/Ceará. Para designar o Transtorno do Espectro Autista, tivemos como base teórica os autores Mantoan (2003), Libâneo (1994), além da Lei no 12.764/2012. Com os resultados obtidos, concluímos que o município deve ofertar às docentes do Atendimento Educacional Especializado formação continuada relacionada ao ensino do aluno com TEA, tendo em vista a falta de formação adequada das professoras. Percebe-se, também, a ausência de materiais adequados, que nos leva a concluir que o processo de inclusão não acontece nas escolas em questão, o que pode causar problemas no ensino, na educação inclusiva e no AEE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.titleAutismo no Brasil e inclusão no espaço escolar: estratégias de ensino na educação do aluno com TEApt_BR
dc.typeArticlept_BR
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