Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Carrecor | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T16:20:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T16:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5906 | - |
dc.description | PEREIRA, Carrecor. A educação e o imaginário social: desafios e perspectivas da descolonização curricular na Guiné-Bissau. 2024. f20. Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo examina o impacto da educação no imaginário social e os obstáculos da descolonização curricular na Guiné-Bissau. A pesquisa busca compreender a contribuição da educação na formação do imaginário social guineense, explorando os desafios e as possibilidades da descolonização curricular. A hipótese levantada destaca o papel crucial da educação na construção do imaginário social, enquanto a descolonização curricular, embora complexa, pode promover uma sociedade mais equitativa, valorizando a diversidade cultural. O estudo adotou uma abordagem qualitativa baseada em fontes bibliográficas, examinando livros, dissertações e artigos sobre a educação na Guiné- Bissau. Portanto, percebe-se que a educação tem um grande impacto na formação e transformação do imaginário social. Por exemplo, na época colonial a educação não tinha intenção de instruir e capacitar o povo guineense a ter visão crítica e reflexiva sobre o mundo, dado que objetiva alienar para garantir a continuidade da dominação e da exploração. Contudo, observa-se que, após a independência, a ausência de um projeto de Estado como era pensado por Amílcar Cabral, dificultou a descolonização do currículo que possibilita uma transformação do imaginário social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | imaginário social | pt_BR |
dc.subject | descolonização curricular | pt_BR |
dc.title | A educação e o imaginário social: desafios e perspectivas da descolonização curricular na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARRECOR PEREIRA.pdf | 2024_art_carpereira.pdf | 259,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.