Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Carrecor-
dc.date.accessioned2024-09-16T16:20:27Z-
dc.date.available2024-09-16T16:20:27Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, C. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5906-
dc.descriptionPEREIRA, Carrecor. A educação e o imaginário social: desafios e perspectivas da descolonização curricular na Guiné-Bissau. 2024. f20. Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo examina o impacto da educação no imaginário social e os obstáculos da descolonização curricular na Guiné-Bissau. A pesquisa busca compreender a contribuição da educação na formação do imaginário social guineense, explorando os desafios e as possibilidades da descolonização curricular. A hipótese levantada destaca o papel crucial da educação na construção do imaginário social, enquanto a descolonização curricular, embora complexa, pode promover uma sociedade mais equitativa, valorizando a diversidade cultural. O estudo adotou uma abordagem qualitativa baseada em fontes bibliográficas, examinando livros, dissertações e artigos sobre a educação na Guiné- Bissau. Portanto, percebe-se que a educação tem um grande impacto na formação e transformação do imaginário social. Por exemplo, na época colonial a educação não tinha intenção de instruir e capacitar o povo guineense a ter visão crítica e reflexiva sobre o mundo, dado que objetiva alienar para garantir a continuidade da dominação e da exploração. Contudo, observa-se que, após a independência, a ausência de um projeto de Estado como era pensado por Amílcar Cabral, dificultou a descolonização do currículo que possibilita uma transformação do imaginário social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectimaginário socialpt_BR
dc.subjectdescolonização curricularpt_BR
dc.titleA educação e o imaginário social: desafios e perspectivas da descolonização curricular na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARRECOR PEREIRA.pdf2024_art_carpereira.pdf259,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.